Circuito de ventilador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTORES E OBRAS DO PRÉ-MODERNISMO
Autores em destaque:
José Bento MONTEIRO LOBATO (1882 – 1948)
EUCLIDES Rodrigues DA CUNHA (1866 – 1909)

Obras mais relevante de cada autor no períodopré-modernismo:
.O Sitio do Pica-Pau Amarelo;
. Os Sertões.

Breve resumo das obras:
.O Sítio do Pica-pau Amarelo
Com imaginação poderosa e orientação didática, Monteiro Lobato criou a melhor sagainfantil da literatura brasileira.
Entre os vários títulos e reedições desses livros, a versão de O Pica-PauAmarelo de 1939 ocupa um lugar de destaque. É nessa obra que se narra como os personagens devárias histórias fabulosas passam a morar no Sítio do Pica-Pau Amarelo. 
Lá já estavam Dona Benta e outros protagonistas: os netos Pedrinho e Narizinho, a boneca de pano falante Emília, o Visconde deSabugosa, Tia Anastácia, Tio Barnabé, o Marquês de Rabicó, o sábio burro Conselheiro e o rinoceronte Quindim. No contrato de compra de uma propriedade vizinha, destinada a abrigar mais personagens, haviauma cláusula segundo a qual deveriam vir também todos os "personagens do Mundo-da-Fábula para as Terras Novas de dona Benta". Esses seriam seres como Pequeno Polegar, Branca de Neve com os sete anões,Cinderela, Barba Azul, gênios e personagens das Mil e Uma Noites, Netuno, Medusa, entre outros, além de Dom Quixote. 

Mas havia uma condição: "Eles ficavam para lá da cerca e ela e os netos ficavampara cá da cerca, nas velhas terras do sítio. Quando algum quisesse visitá-los, tinha de tocar a campainha da porteira e esperar que o Visconde abrisse. Proibido pular. Quem o fizesse, correria orisco de espetar-se no pontudo chifre de Quindim-o guarda". Monteiro Lobato joga com várias tradições da literatura infantil e das fábulas neste livro, para onde converge a narrativa de obrasanteriores. 

.Os Sertões
Na primeira parte, A Terra, o autor descreve todos os aspectos geográficos e climáticos do sertão de forma precisa e científica.
Na segunda parte, O Homem, Euclides narra as...
tracking img