Financias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







FINANCIAMENTO DOS JOGOS OLÍMPICOS










LIDIANE BASTOS DA SILVA
Rio de Janeiro, set. 2012.
LIDIANE BASTOS DA SILVA



FINANCIAMENTO DOS JOGOS OLÍMPICOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação em A1 na disciplina de PráticasInvestigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia I do Prof. Lansana Seydi

Rio de Janeiro, set. 2012.
RESUMO
Nos dias de hoje começou a profissionalização e a comercialização dos Jogos.
Com o alto custo dos jogos, o Comitê Olímpico foi obrigado a mudar o modelo de financiamento, ocorrendo então algumas consequências.
Este trabalho tem como finalidade mostrar o financiamento das olimpíadas.Mostrar o dinheiro por trás dos jogos Olímpicos tendo como exemplo os jogos de Londres 2012. Citando alguns pontos como: o custo e o quanto afetou a economia do país. Mostrando assim o que o Rio de Janeiro tende a enfrentar.
ABSTRACT
Today began the professionalization and commercialization of the Games.With the high cost of the games, the Olympic Committee was forced to change the funding model,then some consequences occurring.
This work aims to show the funding of the Olympics. Show the money behind the Olympics taking as an example the London 2012 games. Citing some points such as cost and how affected the country's economy. Thus showing that the Rio de Janeiro tends to face.

PALAVRAS-CHAVE:
FINANCIAMENTO, JOGOS OLIMPICOS, CUSTOS, ECONOMIA.
KEYWORDS:
FINANCING, Olympics, COST,ECONOMY.

SUMÁRIO





1- INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------1
2- Londres-2012: O dinheiro por trás das Olimpíadas---------------------1
3- Mensagem para o Brasil: Olimpíadas são um fracasso econômico--------------------------------------------------------------------------------------3
4-CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------7
5- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS----------------------------------------------------------7


INTRODUÇÃO
Em cada um dos mais de mil cidades e aldeias que receberam a tocha, os espectadores tiveram que assistir também ao desfile de uma caravana de veículos promovendo os produtos dos patrocinadores que possibilitaram a viagem dosímbolo olímpico.
Não é fácil lembrar que houve uma época em que os Jogos Olímpicos reuniam apenas atletas apaixonados que competiam apenas pelo amor ao esporte. Com o passar dos anos, acabou o amadorismo e começou a profissionalização e a comercialização dos Jogos.
Na década de 70, o custo de sediar a Olimpíada se tornou insustentável para as cidades, situação que forçou o Comitê Olímpico Internacional(COI) a mudar seu modelo de financiamento. Ciente do impacto e do alcance da transmissão dos jogos pela TV, o COI atraiu grandes corporações internacionais dispostas a investir milhões em patrocínio, em troca de exclusividade e da exposição de sua marca a uma audiência estimada em 4 bilhões de pessoas.
"Graças aos sócios (patrocinadores), podemos receber mais atletas de mais países competindo nosJogos", diz Gerhard Heiberg, presidente da comissão de marketing do COI. "São eles que fornecem os serviços e recursos que possibilitam os Jogos Olímpicos."
Londres-2012: O dinheiro por trás das Olimpíadas
A venda de direitos de transmissão e o ganho com patrocínios são as principais fontes de renda do Comitê Olímpico Internacional (COI) para fazer os 17 dias dos Jogos Olímpicos.
Uma bebidagaseificada já bastante popular nos Estados Unidos aproveitou a realização dos Jogos Olímpicos para internacionalizar seu público consumidor. A empresa fez milhares de caixas do produto atravessar o Oceano Atlântico para serem distribuídas nos Jogos de Amsterdã. Foi assim que a Coca-Cola entrou no mercado europeu.
Tal sacada é praticamente impossível nos dias atuais: as Olimpíadas se tornaram...
tracking img