Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução. 02
Definições e Conceitos. 03
Objetivo e Mapa de Risco. 04
NR5 Disposições e Atribuições. 07
CLT Consolidação das Leis de Trabalho. 10
SIPAT. 21
Conclusão. 23Referências Bibliográficas. 24

Introdução

Bem sabemos que segurança não se prática sozinho, mas é um ato conjunto.
A CIPA dentro de um contexto geral é o grupo de pessoas que dentro das instituições que tem o papel de verificar, controlar, comunicar e tomar as decisões juntamente com as organizaçõesque se faz necessária para que cada ação de trabalho seja executada de maneira segura a todos os colaboradores.
A CIPA é um setor dentro das organizações responsável e fundamental aos trabalhadores, e são os próprios trabalhadores que elegem seus representantes e são eles que fiscalizam as instituições de modo a adotar e executar as ações que se fazem necessárias, como adotar o uso de EPIs,dispositivos de segurança ou quanto ao uso de qualquer outro material ou ferramenta para a realização da sua função de forma segura.
Praticar segurança é algo que se deve fazer a todo instante embora um aparato de normas e leis garanta esses direitos, ele não ira valer de nada na questão segurança se nós não fizermos a parte que nos cabe.

Definições e Conceitos
CIPA é a sigla para Comissão Internade Prevenção de Acidentes que visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores.
Ela é composta de representantes dos empregados e dos empregadores, seguindo o dimensionamento estabelecido, com ressalvas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicosespecíficos.
A CIPA é regulamentada pela consolidação das leis do trabalho nos artigos 162 (em que as empresas, de acordo com as normas a serem expedidas pelo ministério do trabalho, estarão obrigados a manter serviços especializados em segurança e medicina do trabalho) e 165 (os titulares dos empregados nas CIPA não poderão sofrer despedida arbitraria , entendendo-se como tal que não se fundar emmotivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro) e pela norma regulamentadora 5 .
A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho, por isso a comissão tem por finalidade promover a saúde do trabalhador e a preservação da vida prevenindo acidentes e doenças decorrentes do trabalho.Para isso, são promovidas reuniões ordinárias entre os membros para decisões e discussões acerca dos itens de interesse para a saúde do trabalhador.
Dentre suas principais atribuições estão à identificação dos riscos do processo de trabalho mediante elaboração do mapa de riscos, com participação do maior número possível de trabalhadores e a assessoria do SESMT, se houver. Deve, também, elaborarplano de trabalho que possibilite a ação preventiva de problemas de segurança e saúde no trabalho, auxiliando na implementação e controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.
A CIPA deve realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham atrazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. Em suas reuniões, a comissão deve avaliar o cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir situações identificadas como típicas de risco. Os trabalhadores devem ser informados, por meio da comissão, todas as várias situações relativas à segurança e saúde no trabalho. Quando necessário, a CIPA pode requerer a paralisação...
tracking img