Cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como foi tratado no texto Cinema de João Luiz Viera, a predominância do estilo clássico nos primeiros trabalhos cinematográficos se assemelhavam com os parâmetros hollywoodianos, que até hoje é muitousado, pois possui um modelo de narrativa linear, impactante e coerente, que fisga a atenção e faz com que o espectador se identifique com algum personagem do enredo. Mais tarde, com a tentativa denovas experimentações para inovar o cinema, aparece o cinema vanguardista.
Depois do estilo clássico cinematográfico, surge na França entre os anos 20 e 30 o cinema de vanguarda que não seguia omodelo narrativo da linearidade, explorava o abstrato, buscava novas técnicas, ideias, iluminação e novos ângulos de câmera. O cinema vanguardista foi impulsionado pelas correntes artísticas de vanguarda(surrealismo, dadaísmo, impressionismo, cubismo e etc.) que resolveram experimentar a linguagem cinematográfica como forma de arte.
Os filmes “Entr’acte” 1924 de René Clair e “The man with a moviecamera” 1929 de Dziga Vertov trouxeram o naturalismo realista que visava questionar a estrutura do cinema clássico e trazia um novo olhar sobre sua produção.
Com uma proposta de cinema dadaísta, RenéClair e o seu filme Entr’acte de 1924, como o próprio nome sugere “Entre Atos”, fora criado para ser exibido nos intervalos do ballet “Relâche”. O filme apresentava uma mescla de delicadeza e humorcorrosivo, aliados a uma atitude radical. Seu principal objetivo era negar, escandalizar e ironizar as convenções estéticas tradicionais.
O experimentalismo usado em Entr’act mostra a distorção dorealismo e brinca com dualidade do feminino/masculino; que pode ser percebido na montagem de um corpo feminino fazendo movimentos suaves que em seguida contrapõe e ironiza a personagem com a revelação deum rosto masculino e barbado. O filme de Clair foge do convencionalismo, não apresenta uma narrativa linear, é desprovida de estrutura lógica; constituído por experimentos de luz/sombra e por várias...
tracking img