Cinema noi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
r


Tainá Maneschy









Cinema Noir



















Palavras chave: Cinema Noir, Neo-noir, História do Cinema, Fotografia, Mise-en-Scene












Rio de Janeiro - RJ
Novembro / 2010



RESUMO

Este trabalho tem como foco o filme noir. Como surgiu, sob quais circunstancias, quais suas principais características estéticas enarrativas, e qual a influencia dessa estética nos trabalhos artísticos atuais. Sendo um estilo com características bem marcantes e a maioria delas ligadas a problemática social vivida na época, averiguaremos qual a relevância de se produzir um filme com características noires hoje em dia.























INTRODUÇÃO


Tendo inicio na década de 40, o cinema noirnão possui data, nem obra específica que marque o inicio exato deste gênero, por assim dizer. Vários foram os fatores que influenciaram a criação do universo noir e suas particularidades.
O cinema noir é marcado por filmes escuros, com muitas sombras, de grande influencia do expressionismo alemão e dos filmes de horror, o próprio termo noir vem de negro, em francês. A criação do nome é retroativa,uma espécie de “categoria crítica” (NEALE, 2000, p. 153) O termo foi empregado por críticos europeus na intenção de manifestar sua admiração a obra americana de tons escurecidos. “Orgulhosa do elogio europeu a Hollywood, a crítica loca acolheu o termo com generosidade” (MASCARELLLO, 2006, p.179).
Notou-se uma mudança no cenário cinematográfico americano por volta de 1946, alguns apontam ofilme “Relíquia Macabra” de John Huston, 1941, como um dos precursores do gênero, porém há controvérsias.
Após a crise da bolsa de 29 a América ficou devastada, pessoas perderam tudo e muitos cometeram suicídio. Junto com a lei seca, onde fica proibido a venda e consumo de bebida alcoólica, muitos veem no tráfico uma saída para seus problemas financeiros, o que acaba criando o que conhecemos comogangues. Diante de todo esse contexto de pobreza e descrença no “american way of life”, surge o cinema noir, retratando a realidade que era vivida por muitos estadunidenses naquela época, onde a escuridão, que estava na alma da população, não poderia deixar de estar refletida em suas obras.
Este projeto tem como objetivo abordar os aspectos estéticos do cinema noir relacionados com o contextohistórico e o estado de espírito de uma nação que vivia uma guerra e uma das maiores crises econômicas da história mundial.
Esse trabalho terá o foco voltado para o filme “O homem que não estava lá” dos Irmãos Coen, de 2001. A escolha desse filme deve-se a grande influencia, e por que não dizer tentativa de reprodução da estética noir. Como sabemos, o filme noir é bastante influenciado pelocontexto histórico da época. Questionaremos a intenção de se fazer um filme como esse atualmente e quais temáticas sociais podemos encontrar ainda nos dias de hoje.


Contexto Histórico


Em janeiro de 1920, foi instaurada nos Estados Unidos, a lei seca, que proibia a venda, fabricação e transporte de bebidas alcoólicas. A intenção do governo era diminuir o consumo de álcool nos país, quenaquela época era de em média 1,7 garrafas de destilado semanais por americano. Um nível de consumo considerado altíssimo inclusive para os padrões de hoje.
Com o agravamento da crise econômica, e seu auge no crash da bolsa de 1929, a proibição do fabrico, distribuição e venda de bebida alcoólica veio a calhar para aumentar as fortunas e poder paralelo de muitos mafiosos e gângsteres, tendo comoexemplo mais conhecido, o Al Capone. O tráfico de bebidas era um negócio que ficava cada dia mais forte. As cidades estavam praticamente dominadas e o perigo era iminente. Os cidadões americanos viviam com medo de sair nas ruas, sem contar que estavam passando pela maior e mais longa crise econômica do século. Com as cidades dominadas por bandidos, e sem nenhuma perspectiva de melhoria da situação...
tracking img