Cinema anos 60

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1.Introdução 4
2.Estúdios 5
3.Cinema Novo 6
4.1Ganhadores do Oscar de melhor filme – Anos 60 7
4.2Melhores filmes dos anos 60 9
5.Atores 10
5.1Peter Sellers 10
5.2Slim Pickens 10
5.3Sterling Hayden 10
5.4Keenan Wynn 10
5.5James Earl Jones 10
5.6George C. Scott 10
5.7Clint Eastwood 11
5.8Eli Wallach 11
5.9Lee Van Cleef 11
6Atrizes 11
6.1Audrey Hepburn 116.2Ava Gardner 11
6.3Deborah Kerr 12
6.4Doris Day 12
6.5Elizabeth Taylor 12
7.Referencias Bibliográficas 13

1.Introdução
O trabalho a seguir tem o propósito de apresentar aos alunos do curso técnico de jogos digitais, as características do cinema na década de 60, o local onde era feita as gravações, os diretores e os cineastas que revolucionaram seu tempo e influenciaram as geraçõesfuturas, os filmes consagrados e premiados pelo Oscar, e os atores e atrizes que levaram emoção aos espectadores que viam o cinema como forma de descontração em meio ao tempo de guerra pelo mundo.

2.Estúdios
Na década de 60 Hollywood sofreu uma grande baixa e começou a atrair um público menor, dado o surgimento da televisão. Muitas produções passaram a ser feitas em Pinewood Studios naInglaterra e Cinecittà na Itália ficando fora de Hollywood. "Mary Poppins" de 1964 da Walt Disney Productions, "My Fair Lady" (Minha Querida Dama) 1964 e "The Sound of Music" (A noviça rebelde) de 1965 estão entre os filmes mais rentáveis da década.
Iniciado pelo diretor John Cassavetes, o cinema americano passou a tomar novos rumos com a produção independente com orçamento reduzido.
A indústria decinema americana teve que se reinventar, pois ao olhar a sociedade atual e ver que as pessoas procuravam as novidades do rock, libertar a mente por meio de drogas, sexo livre e viviam sob a tensão da guerra, eles perceberam que o cinema estava longe de poder proporcionar diversão a população.
Na França o destaque ficou para "Jules e Jim" de 1962 ("Uma mulher para dois" de François Truffaut). NaItália foi o filme "La dolce Vita" (Federico Fellini de 1960). Na Inglaterra o destaque ficou para o início da série de filmes de 007 com o filme "Dr.No" em 1962. Na América Latina o maior destaque ficou por conta da Argentina e do diretor Fernando Solanas.
Da Europa veio a primeira grande mudança com o filme “Blow-Up” (Michelangelo Antonioni, 1966) aonde apareceu a primeira nudez frontal feminina docinema britânico, graças a isso o filme foi um grande sucesso nos Estados Unidos e fez com que os estúdios norte americanos contratassem jovens cineastas com o mesmo estilo para produzir novos filmes. Entre eles estão escritores e diretores como: Woody Allen, Robert Altman, Michael Cimino, Francis Ford Coppola, Brian De Palma, Milos Forman, Stanley Kubrick, George Lucas, Roman Polanski, SydneyPollack, Martin Scorsese, Steven Spielberg e Ridley Scott, eles fizeram filmes mais realistas, dinâmicos, com temas como sexo, política, violência e drogas, as novas produções conseguiram fazer o grande público voltar às salas de cinema.
Federico Fellini foi um dos cineastas italianos mais importantes. O primeiro filme que dirigiu sozinho foi “Abismo de um sonho”. Outra obra, “A doce vida”, éconsiderada uma das melhores dos anos 60.

3.Cinema Novo
O cinema no Brasil nos anos 60 se intitulava como cinema novo, eles defendiam uma arte “genuinamente” nacional, revolucionária e libertadora. Eles tentavam de todas as maneiras se libertarem da estética “hollywoodiana” que seria fazer filmes com baixo custo e realistas que mostravam todos os problemas políticos e sociais do país a fim deconscientizar o público, e para isso utilizavam apenas uma câmera na mão.
Porém o cinema novo não atraiu grande bilheteria já que só se interessavam pelos filmes os intelectuais e os jovens universitários São dessa fase os filmes “Barravento” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos, e “Os Fuzis”, de Ruy Guerra. Com o golpe militar de 1964,...
tracking img