Cinco notas sobre a questao social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nicolau Maquiavel

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença na Itália em 3 de maio de 1469 num cenário político conturbado onde a maior parte dos governantes não conseguiam se manter no poder .Filho deum advogado pobre e estudioso , Nicolau teve uma educação clássica e desde cedo se dedicou aos estudos.
Em 1498 aos 29 anos, Nicolau exerce um cargo de destaque na vida pública. Com a deposição deSalvanorola que substituía os Médicis no governo , Maquiavel passou a ocupar a Segunda Chancelaria, posição importante na administração do Estado, onde cumpriu uma séria de missões fora e dentro daItália.
Em 1512, quando os Médicis recuperaram o poder e voltaram para Florença, suas tarefas diplomáticas foram interrompidas. Maquiavel foi demitido, proibido de abandonar Florença por um ano ede ter acesso a qualquer prédio público.
Em 1513 foi acusado de tomar partido na fracassada conspiração contra o governo dos Médicis, foi torturado e preso tendo que pagar uma multa pesada.Maquiavel pede ajuda a seu amigo Vettori, embaixador de Roma que tinha ligação com os Médicis para tentar conseguir sua libertação e recurar seu emprego. Consegue sair da prisão mas não volta para vidapolítica.
Com o exílio em sua própria terra, passa a morar em São Casciano, propriedade herdada do seu pai e avós, onde viveu modestamente e estudando os clássicos. Convivendo com lenhadores epríncipes, Maquiavel observou suas ações e características.
As obras do analista político foram resultado de sua experiência prática e do convívio com os clássicos.
Em 1513 nasce seu livro O Príncipe, epara conseguir voltar as funções públicas Maquiavel o dedica aos Médicis e mais uma vez pede a intervenção de seu amigo, e não consegue pois os Médicis o considera um republicano.
Apenas em 1520Maquiavel consegue o retorno, fica incumbido pela Universidade de Florença, presidida por Julio de Medicis de escrever sobre Florença, sua última obra e também frustração, pois em 1527 a república...
tracking img