Cinco elementos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinco Elementos


Madeira Fogo Terra Metal e Água

Os Cinco Elementos não são constituintes básicos da Natureza, mas os cinco processos básicos, as qualidades, as fases de um ciclo ou capacidade inerente de modificação de um fenômeno.
No SHANG SHU encontra-se a seguinte afirmação: “Os Cinco Elementos são Água, Fogo, Madeira, Metal, Terra. A Água umedece em descendência, o Fogo chameia emascendência, a Madeira pode ser dobrada e esticada, o Metal pode ser moldado e endurecido, a Terra permite a disseminação, o crescimento e a colheita. Aquilo que absorve e descende(Água) é salgado, o que chameia em ascendência (Fogo) é amargo, o que pode ser dobrado e esticado (Madeira) é azedo, o que pode ser moldado e enrijecido (Metal) é picante e o que permite disseminar, crescer e colher(Terra) é doce”
Esta afirmação mostra claramente o simbolismo das cinco qualidade inerentes diversas e expressam o fenômeno natural.
Existe também o sabor (ou aroma) dos Cinco Elementos, que representam mais uma qualidade inerente de uma coisa (como composição química em termos atuais) do que seu gosto de fato.
Os Cinco Elementos representam também as direções diferentes de movimentos dosfenômenos naturais, onde Madeira é o movimento expansivo e exterior em todas as direções, o Metal representa o movimento contraído e interior, a Água representa movimento descendente, o Fogo indica movimento ascendente e a Terra representa neutralidade ou estabilidade.
De acordo com as estações do ano a Madeira corresponde à Primavera, sendo associada ao nascimento e tendo o vento comocaracterística do clima; o Fogo corresponde ao Verão, está associado ao calor o representa o crescimento; o Metal corresponde ao Outono sendo a secura uma característica do seu clima e está associado à colheita; a Água corresponde ao inverno e o frio é a sua característica climática, está associada ao armazenamento; a Terra representa a quinta estação (ou “quinta essência” para os chineses), querepresenta uma interestação, que corresponde a um período de mais ou menos 18 dias entre o fim de uma estação e o início de outra, está associada à umidade e representa a transformação. Neste contexto teremos na Madeira o nascimento, no Fogo a infância, na Terra a adolescência, no Metal a maturidade e na Água a velhice. Perceba que todas as fases têm suas características próprias tanto de equilíbrio quantode desequilíbrio.

Ciclo de Geração (Ciclo Shen)

Em uma análise simples de evolução onde depois do nascimento vem a infância, a adolescência, a maturidade e a velhice respectivamente, fica fácil de se entender que um elemento gera o outro e conseqüentemente é gerado. Portanto Madeira gera Fogo que gera Terra que gera Metal que gera Água que gera madeira reiniciando o ciclo. Desta formadizemos que Madeira é mãe de Fogo e filha de Água surgindo aí a Regra Mãe-Filho, muito importante na seleção dos pontos. A tonificação da Mãe gera a tonificação do Filho e a sedação do Filho gera a sedação da Mãe. Ex: A tonificação do Metal leva à tonificação da Água. A sedação do Fogo leva à sedação da Madeira.

[pic]





Ciclo de Controle (Ciclo Ko)

O ciclo de controle também conhecidocomo ciclo de dominação é a maneira pela qual a manifestação (energia) é contida. Se houvesse apenas geração, a energia (manifestação) poderia chegar a níveis incontroláveis, impossíveis de serem sustentados. A seqüência de controle assegura que um equilíbrio seja mantido entre os Cinco Elementos, corresponde ao mecanismo de Feed Back. Assim temos Madeira controla a Terra que controla a Água quecontrola o Fogo que controla o Metal que controla a Madeira fechando o ciclo.

[pic]


Os relacionamentos de geração e controle mútuos entre os Elementos são um bom modelo de alguns processos auto-reguladores de equilíbrio que podem ser encontrados na Natureza e no organismo.


Contradominância



Existe também a relação onde o elemento dominado passa a se rebelar contra...
tracking img