Tao smo YinYang e os Cinco elementos

10859 palavras 44 páginas
Taoísmo (Yin/Yang) e os Cinco elementos

ÍNDICE

Capa – 1
Índice - 2
Introdução – 3
Teoria do Yin Yang - 4
Os Cinco Elementos – 7
Os Meridianos - 13
Meridiano do Pulmão – 22
Meridiano do Intestino Grosso – 24
Meridiano do Estômago – 26
Meridiano do Baço/Pâncreas – 28
Meridiano do Coração – 30
Meridiano do Intestino Delgado – 32
Meridiano da Bexiga – 34
Meridiano do Rim– 36
Meridiano da Circulação e Sexo – 38
Meridiano do Triplo Aquecedor – 40
Meridiano da Vesícula Biliar – 42
Meridiano do Fígado – 44
Meridiano do Vaso Governador – 47
Meridiano do Vaso Concepção – 49
Diagnóstico do pulso – 51
Conclusão - 54
Bibliografia - 55

INTRODUÇÃO

A medicina Tradicional Chinesa, é um sistema completo baseado no conhecimento de nossa mente, espírito e corpo. Ela adota princípios do Taoísmo, sistema filosófico chinês, baseado na interação entre o homem e o meio ambiente. Na Medicina Tradicional Chinesa, nenhuma doença pode ser compreendida se não for em relação ao conjunto, e se baseia na filosofia do Yin- Yang, duas forças do universo que estão sempre em mutação, e os cinco elementos, água, fogo, metal, madeira e terra. Quando Yin- Yang estão em desequilíbrio e os cinco elementos em desarmonia, as doenças aparecem. Algumas causas das doenças são classificadas em Vento, Frio, Umidade, Calor/Fogo. Embora a Medicina Tradicional Chinesa se preocupe também com as causas das doenças, a reação psicológica e fisiológica da pessoa em tratamento em relação à doença é muito mais importante.
Qualquer desequilíbrio pode ser restabelecido com o uso de diversas terapias como: Moxabustão, Acupuntura, massagem, fitoterapia, dieta, meditação, e exercícios.

Teoria do Yin Yang

A Teoria do Yin Yang sempre esteve presente no pensamento chinês. Sua união com a teoria dos cinco elementos é utilizada no campo da medicina Tradicional Chinesa para o diagnóstico e no controle das patologias. Estas

Relacionados