Cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cimento

Dá-se o nome de cimento a qualquer material que endurece ao misturar-se com pedras e areia, transformando-se num bloco compacto. Num sentido mais amplo, é qualquer substância capaz de unir elementos não aglutináveis. Do ponto de vista cientifico e tecnológico, cimentos são produtos resultantes de reações químicas diversas, cuja propriedade característica é a de endurecer quandotratados pela água.
O cimento mais usado na industria de construção civil é do tipo portland, que forma uma argamassa quando se mistura à água e outro material, comumente a pedra britada. Essa argamassa obtida pela primeira vez, depois da queda de Roma, em 756, quando o engenheiro inglês John Smeaton misturou cal hidráulica com pozolana (lava vulcânica). A denominação originou-se do fato de que amistura assim realizada fazia lembrar, pela consistência, as pedras da ilha de Portland, situada junto à costa meridional da Grã-Bretanha. O processo de fabricação do cimento portland só veio a ser patenteado em 1824, por outro inglês, o construtor Joseph Aspadin.

Fabricação

Com o desenvolvimento da tecnologia, criaram-se vários tipos de cimentos e varias técnicas de fabricação, a fim deatender às mais variadas exigências. Assim, por exemplo, o cimento empregado em barragens é de um tipo especial, com baixo teor de hidratação. Há o cimento resistente às águas sulfatadas e à de mar, os de endurecimento rápido e lento, o de escória etc.
A fabricação comum é feita com utilização de calcário e argila, aduzindo-se posteriormente gesso. Pode ser por via úmida ou via seca. No primeirocaso, é maior o consumo de combustível, empregado para evaporar a água. É importante, sobretudo, além de assegurar a dosagem correta na composição da mistura calcário-argila e o estado físico-químico da mistura, controlar adequadamente a temperatura do forno rotativo, que chega a 1500 oC. Este representa, ao longo do seu comprimento (às vezes até 200m) temperaturas térmicas diversas, para permitir asvarias reações que ali se devem processar. O produto que sai do forno se chama clinquer. Depois de se adicionar gipsita, é ele moído ate atingir o grau granulométrico desejado. É principalmente o alto custo da moagem que acarreta o encarecimento no produto acabado.
Mais recentemente, passaram a ter emprego cimentos especiais, como o aluminoso, que se fabrica com bauxita e calcário. Requereruma temperatura maios.
O cimento portland comum tem cor acinzentada. Existe também o cimento branco, feito de calcita pura e argila branca, com o menor teor possível de óxido férrico. Para se obter cimento colorido, adiciona-se de 5 a 10% de pigmento.

Indústria

A indústria de cimento no Brasil data de 1926, quando se instalou em São Paulo a fábrica de Perus. Desenvolveu-seconsideravelmente no pós-guerra, alcançando-se em 1956 a auto-suficiência do produto, mantida até 1967, quando o aumento da demanda fez com que se restabelecesse a importação. O Brasil é o maior produtor da América Latina e o sexto maior produtor de cimento mundial, atrás da China, Índia, Irã, Estados Unidos e Turquia respectivamente. Em 2005 o Brasil era apenas o 13o produtor, o que representa um enorme avançona produção mundial.

Tipos de Cimento

Cimento Portland Comum (CP-I)

Esse é o tipo de cimento Portland mais básico. Utilizado para construções que não necessitem condições especiais e não apresentem ambientes desfavoráveis com presença de sulfatos. A única adição ao CP-I é o gesso, cerca de 3%, que atua como retardador de pega para evitar reação imediata da hidratação do cimento.Cimento Portland Comum com Adição (CPI-S)

O cimento CPI-S possui a mesma composição que o cimento portland porém com uma adição de 1 a 5% de pozolana em massa. A adição de material pozolânico confere uma menor permeabilidade.

Cimento Portland Composto com Escória (CPII-E)

Os cimentos da categoria CPII são ditos compostos, pois além da sua composição básica, clinquer e gesso, ocorre a...
tracking img