Cif-cj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O caso sobre o qual nos debruçaremos ao longo das seguintes páginas, reporta-se a uma criança de 9 anos (a frequentar o 4º ano de escolaridade), disléxica, com necessidades educativas especiais de carácter permanente no domínio da comunicação, linguagem e fala cujo processo de avaliação foi realizado à luz da Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde (CIF).
Todavia,antes de mais, importa reflectir um pouco sobre os conceitos de dislexia e da CIF.
O termo dislexia, transtorno na aprendizagem da leitura com repercussões na escrita, está muito em voga nos dias que correm.
Efectivamente, este problema assola muitas crianças, sendo uma das dificuldades de aprendizagem com maior incidência na sala de aula.
A leitura, sabemo-lo, reveste-se de cabal importância poiscondiciona todo o processo de aprendizagem. Como tal, a criança que sofre deste distúrbio vê comprometido o seu sucesso académico; daí que nós, educadores, devemos estar preparados para lidar com essas crianças cuja actuação é, frequentemente, confundida com mau comportamento, falta de atenção e empenho escolar.
Na verdade, uma criança a quem não é detectado (ou o é tardiamente) este distúrbiode aprendizagem pode “arrastar-se” pelos árduos caminhos do insucesso escolar, vendo comprometido todo o seu futuro.
Quanto à Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde (CIF), o que se pretende é proporcionar uma linguagem unificada e padronizada, assim como uma estrutura de trabalho para a descrição da saúde e de estados com ela relacionados. A classificação define, pois, oscomponentes da saúde e alguns componentes do bem-estar a ela ligados (educação e trabalho). Os domínios contidos na CIF podem, portanto, ser considerados como domínios da saúde e domínios relacionados com a saúde. Estes domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas: (1) Funções e Estruturas do Corpo, e (2) Actividades e Participação. Comoclassificação, a CIF agrupa, sistematicamente, diferentes domínios de uma pessoa com uma determinada condição de saúde (o que uma pessoa com uma doença ou perturbação faz ou pode fazer).
A Funcionalidade é um termo que engloba todas as funções do corpo, actividades e participação. De maneira similar, incapacidade é um termo que inclui deficiências, limitação de actividades ou restrição na participação.A CIF também relaciona os factores ambientais que interagem com todos estes componentes. Neste sentido, a classificação permite, ao utilizador, registar perfis úteis da funcionalidade, incapacidade e saúde dos indivíduos em vários domínios. A CIF pertence à “família” das classificações internacionais desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aplicação em vários aspectos da saúde.Assim, tendo sempre como referência a CIF/CJ começaremos por fazer uma breve apresentação do caso em estudo, de acordo com os dados obtidos através da entrevista de anamnese com a encarregada de educação.
Seguidamente, far-se-á a planificação de todo o processo de avaliação, por meio do preenchimento de um roteiro no qual consta uma descrição sumária da situação da aluna, as componentes aavaliar (actividade e participação, funções do corpo e factores ambientais), as categorias e respectiva codificação, bem como as fontes de informação e os intervenientes neste processo.
Uma vez feita a recolha de todas as informações pertinentes, será estabelecido o perfil de funcionalidade da aluna (relatório técnico-pedagógico) ao nível das funções do corpo, da actividade e participação e ainda osfactores ambientais que funcionam como barreira ou facilitador.
Para finalizar, serão propostas estratégias e actividades de intervenção, com o intuito de promover, não apenas o sucesso académico da aluna mas também, e consequentemente, para elevar a sua auto-estima.

1. Breve caracterização do caso

A Joana tem 9 anos e frequenta o 4º ano de escolaridade. É uma aluna com...
tracking img