Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Janela da Alma

É um documentário dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho, que trata dos sentidos da visão.

Um filme sobre as diferentes formas de ver.

O filme é composto de 19 depoimentos de pessoas com problemas visuais. A idéia surgiu da vivência do diretor João Jardim, que achava que o fato ter uma miopia muito grande teria influenciado em sua personalidade eaté mesmo em sua vida.

O DOCUMENTÁRIO tem como ponto de partida a dificuldade de visão onde são colocados alguns depoimentos de pessoas de baixa visão como o filósofo e fotógrafo esloveno Eugen Bavcar que ficou cego em decorrência de acidentes de guerra, mas nem por isso deixou de exercer a tarefa que é a sua paixão, a fotografia ou do músico brasileiro Hermeto Pascoal, que sempre enxergoumuito pouco, ou do vereador mineiro Arnaldo Godoy, que perdeu a visão no fim da adolescência. O trio é responsável por alguns dos trechos mais tocantes do filme, fazendo pensar sobre como pode ser pobre nossa visão do mundo se feita só com os olhos. Os diretores destacam ainda as falas do escritor português José Saramago e do cineasta alemão Wim Wenders onde ele confidência que o uso de óculos fezsua visão ficar mais “seletiva”, em virtude da armação que possuía, e que, quando os deixou de lado para usar lentes de contato, acabou sentindo falta do “foco” propiciado pela armação dos óculos que utilizava. A partir daí, o filme desenvolve uma reflexão emocionante sobre o que é o “OLHAR”.

Em contrapartida, no documentário também existem depoimentos que contam um lado “não tão nobre” dadeficiência visual, no que diz respeito à vergonha em decorrência de anomalias que levam ao estrabismo e deixam a pessoa que se encontra nessa situação bastante fragilizada perante os seus semelhantes, seja durante a infância ou mesmo da vida adulta, quando são deparados com essa adversidade que os perseguirão pelo resto de suas vidas. Mas, o que mais importa nesses casos é o poder de superação ecoragem das pessoas que se colocaram a disposição para abrilhantar esse documentário com seus depoimentos sem dúvida impactantes.

O funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade se é que ela é a mesma paratodos.

Janela da alma merece ser visto com toda atenção, pois dele somos capazes de extrair brilhantes lições de vida e, por que não, de ótimos motivos para não nos deixarmos abater pela menor alteração no humor que um momento negativo de nossas vidas possa nos proporcionar. Já que tudo, até mesmo a dificuldade de “ver” pode nos mostrar o quanto pecamos em nossa capacidade de “enxergar”.A este documentário podemos claramente relacioná-lo com a teoria do Behaviorismo apresentada em sala de aula. Onde o comportamento é influenciado pelos fatores ao seu redor. No filme, a visão é esse fator decisivo. Onde é por meio dela que nosso cérebro detecta as principais atividades e quando pensamos em não possuir visão, imaginamos que não se pode mais fazer nada. No entanto, tudo se tratado modo em que direcionamos e percebemos o mundo ao nosso redor, independentemente se podemos de fato enxergá-lo ou não. O fato de não enxergar, ou enxergar temporariamente pode ser vantajoso, por vermos coisas demais no mundo em que vivemos, não percebemos o novo. O filme passa que as deficiências visuais são grandes diferenciais criativos, a deficiência é transformada em fonte de inspiração.Laranja Mecânica

É um filme britânico de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, adaptação do romance homônimo de 1962 do escritor inglês Anthony Burgess. Malcolm McDowell interpreta Alex, o protagonista.

Ambientado numa Inglaterra num futuro indeterminado, o filme mostra a vida de um jovem, chamado Alexander DeLarge, cujos gostos variam de música clássica (Beethoven), a estupro e...
tracking img