Planejamento de recursos empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)

Resumo: Este trabalho discutirá a implantação de um sistema do tipo ERP em uma empresa. Apresentaremos uma breve introdução de como os sistemas do tipo ERP surgiram no mercado e quais as principais vantagens e desvantagens da implantação deste sistema em uma empresa.
Fizemos uma seleção de softwares de aplicativos empresariais e decidimos falarsobre a líder do mercado, a SAP, fundada em 1972.

Introdução: Os ERPs são sistema de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em uma única plataforma de software.
O ERP em termos gerais é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios [3]; éum sistema que busca informações em outros sistemas espalhados pela empresa com o principal objetivo de consolidar estas informações em um único sistema.

(ERP)
O ERP é um sistema de informação para a gestão integrada de processos que cobre todos ou parte dos negócios de uma organização e suas interações com a cadeia de fornecedores, clientes e governo. O ERP integra as informações entre osprocessos de negócios de forma automática e em tempo real, permitindo uma melhor gestão, melhoria de processos, maior produtividade e redução de custos. Por integrar as melhores práticas de negócios do mercado, os ERP produzem transformações positivas nos negócios das empresas. Permite que as empresas resolvam rapidamente problemas de conformidade com assuntos regulatórios e fiscais, garantindo aconformidade através de atualização no software quando houver mudanças na legislação.
Um ERP deve fornecer suporte para as seguintes áreas de negócios:
Finanças/Contabilidade: Livro Razão; Contas a Pagar; Gestão de Caixa; Ativo Fixo; Contas a Receber, Orçamento e Conciliação de Contas; etc.
Recursos Humanos: Folha de Pagamento; Treinamento; Benefícios; Recrutamento; etc.
Manufatura:Engenharia; Lista de Materiais; Ordens de Serviços; Programação da Produção; Gestão do Workflow; Controle de Qualidade; Gestão de Custos; Projetos de Fabricação; Fluxo da Produção; Custeio; Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos; etc.
Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): Ordens de Pagamento; Entrada de Pedidos; Compras; Especificação do Produto; Planejamento da Cadeia de Suprimentos;Programação do Fornecedor; Inspeção de Mercadorias; Processamento de Pedidos; Comissões; etc.
Gerenciamento de Projetos: Custeio; Controle dos Investimentos e Despesas; Unidades de Desempenho; Gerenciamento de Atividades; etc.
Gestão do Relacionamento com Clientes: Vendas e Marketing; Comissões; Atendimento ao Cliente; Apoio ao Call Center; etc.
Serviços Self-Services: Serviços quedisponibilizam informações para uso de clientes, fornecedores e empregados.
Controle de Acesso: Gerenciamento de acessos privilegiado e restrito para usuários do sistema de acordo com suas necessidades para exercer suas funções dentro da organização.
O ERP deve possuir os seguintes componentes:
Banco de dados transacional;
Portal de Internet
Painéis de controle gerencial com suporte a gráficos eestatísticas;
Sistemas de Business Intelligence;
Relatórios operacionais e gerenciais personalizados;
Suporte a EDI e Web-EDI;
Gestão de Documentos;
Gestão de Workflow;
Sistema de Ajuda.
Tipicamente, os ERPs são modulares e podem ser implantados de forma seletiva. Alguns fornecedores de ERP se especializam em determinados mercados. Entretanto, a maioria dos ERPs suportam as funçõesde finanças e contabilidade.
Um dos fatores críticos na implantação de um ERP é a migração de dados. Mover um dado de um banco de dados de um sistema legado não é uma simples operação “de-para”. Muitas vezes é necessário transformar o dado para se adequar a estrutura de dados do ERP. No processo de migração de dados outro desafio é a qualidade do dado transferido. Existem softwares específicos...
tracking img