Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O conjunto das interrogações que o antropólogo coloca a propósito do objecto de estudo corresponde ao plano de observação.

Uma das principais críticas ao evolucionismo incide no facto de as suas noções serem apoiadas numa história hipotética, dependente de reconstituição conjectural

Na tipologia das necessidades humanas de Malinowski aquelas que são próprias da condição humana e especificasdas sociedades (como educação, a linguagem) são denominadas necessidades derivadas

Para Mauss, os fenómenos sociais são em primeiro lugar sociais, mas tambem ao mesmo tempo fisiológicas e psicológicos.

Identifique a frase que, na acepção antropológica, melhor caracteriza o termo parentesco relações entre indivíduos baseadas numa ascendência comum, real, suposta ou fictícia e em certasmodalidades de afinidade.

Do ponto de vista da estrutura linguística os termos de parentesco compostos por um termo que não pode ser decomposto designam-se elementares.

A noção de Nação inclui um conjunto de atributos comuns tais como identidade própria, língua própria e cultura homogénea.

Na estruturação dos elementos agrários à maneira como o agricultor explora as suas terras escolha dasplantas cultivadas, afolhamentos, etc. Designam-se sistema de cultivo.

A obra “Estruturas Elementares do Parentesco” foi escrita por Lévi-Strauss.

L.H. Morgan não tinha formação antropológica.

O etno-historiador trabalha directamente com o tempo da oralidade local.

O quadro técnico funcionalista não permite evidenciar as tensões e conflitos políticos.

A obra “Argonautas do Pacífico”foi escrita por Bronislaw Malinowski

Para além da organização parental R. Lowie identificou outros tipos de mecanismos reguladores do sistema político são eles grupo etário, a idade e o sexo.

À organização social associada com paisagem denominada de Bocage, são características à propriedade individual, exacerbado à troca de serviços voluntários com base prioritária em subgrupos da parentela.Segundo Lewis Morgan, os três principais estados pelos quais teriam de passar todas as sociedades a fim de atingirem o progresso são selvajaria, barbárie e civilização.

No funcionalismo há uma hipótese holística e um princípio utilitarista.

Radcliffe-Brown define os objectivos do estudo do parentesco como devendo conduzir: • Fazer uma classificação sistemática; • Compreender os traçosespecíficos de cada sistema: seja ligando cada traço a um conjunto organizado; seja reconhecendo-lhe um exemplo particular de uma classe de fenómenos já identificados; • Enfim, conseguir chegar a generalizações válidas sobre a natureza das sociedades humanas.
Este ponto é muito importante, na medida em que reintroduz a finalidade geral da antropologia e relembra que o estudo do parentesco não deveconfinar-se a meras tautologias acerca de sistemas formais e abstractos, sem deixar aperceber os seus diferentes encaixes no contexto social de onde foram extraídos.
Dada a relativa equivalência entre as palavras parentesco e família e respectiva imprecisão, é sempre de todo o interesse precisar de que parentesco ou tipo de família se trata. Uma última nota para indicar que os especialistas quandose referem à família fazem-no geralmente no sentido de grupo residencial, mais ou menos alargado, cuja
organização incluem no campo mais vasto do parentesco e enquanto uma das suas componentes.
Assim, o termo parentesco tem vários sentidos correntes, mas no que nos interessa designa as relações entre indivíduos baseadas numa ascendência comum, real, suposta ou fictícia e em certas modalidades deafinidade.
Além disso, é necessário distinguir o parentesco biológico do parentesco socialmente reconhecido.
Na realidade, podem existir laços de consanguinidade não reconhecidos socialmente que assim não conduzem a uma relação parental.
O parentesco não repousa automática e inteiramente sobre o biológico. Em certos casos, não existe o mínimo laço de sangue no parentesco socialmente...
tracking img