Educar para igualdade ou para e diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Fale sobre o ofuscamento dos instintos suprimidos pela cultura.

No que se refere ao tema proposto, necessário se faz num primeiro momento buscar um conceito para cultura einstinto.
Nessa tentativa, vale ressaltar o conceito que Tylor faz de cultura, como sendo “todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualqueroutra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”. Quanto ao conceito de instinto, pode-se dizer que este, é um impulso interior que faz com que umanimal inconsciente execute atos supostamente adequados às suas necessidades para sobreviver.
Ainda buscando elucidas a questão do ofuscamento dos instintos pela cultura, dois exemplosde comportamentos, instintivo e cultural, me chamam atenção: o dos insetos e o dos mamíferos. Os insetos nascem com quase todas as informações que precisam para viver, dessa forma,praticamente não têm aprendizado. Já os mamíferos são seres que se comportam socialmente e que necessitam dessa consciência em grupo para adquirirem informações das gerações anteriores,que são transmitidas cultural e não geneticamente.
Sendo assim, como o faz Larai, falando sobre o ofuscamento dos instintos humanos pela cultura, é relevante dizer que osinstintos, acabam, cedo ou tarde, ofuscados pela cultura. Isso pode ser percebido quando, por exemplo, observamos um bebê, que ao nascer instintivamente busca o seio de sua mãe com movimentosde sucção, e que passado algum tempo, ainda movido por instinto, começará a andar e emitir sons, mesmo que seja numa tentativa de imitar os adultos que o cercam. Mas, nessa sequência, oque vier a fazer não será mais resultado de instintos, mas sim da observação e imitação dos padrões culturais da sociedade na qual está inserido.

[

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
tracking img