Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KAROLINNE DANTAS ALFAIA MARTINS













ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS



















Coari
2012
KAROLINNE dantas alfaia martins

















ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS









Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para as disciplinas do 1º Semestre [Contabilidade Básica, Introdução ao Direito Público e Privado, Matemática e Fundamentos da Administração].


Prof. Vânia de Almeida Silva Machado e Têmis Chenso da Silva Rabelo Pedroso.









Coari

2012

O presente trabalho visa discorrer sobre os Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis, para isso,buscou-se abordar de forma sintética os fundamentos que constituem o universo da ciência contábil, a saber: Conceito, objeto e objetivo da Contabilidade; Escrituração Contábil; A Contabilidade na Gestão Empresarial; Demonstrações Contábeis; A missão da empresa; A visão empresarial; Processo Administrativo; Ambiente das Organizações; Aspectos Jurídicos Relevantes para o Profissional daContabilidade;Principais Operações Matemáticas presentes nos cálculos contábeis.
É importante ainda ressaltar que os aspectos acima mencionados foram articulados aos conhecimentos científicos de outras disciplinas, como forma de ter uma visão holística, preliminar, sobre os vários prismas da atuação do profissional da área da ciência contábil.
Nesse sentido, a principio, importa destacar que aContabilidade é a ciência que estuda, registra e controla os fenômenos que alteram o Patrimônio e também um sistema de informações para seus usuários. Quanto ao seu objeto de estudo, o mesmo, obviamente, privilegia o Patrimônio das Entidades, que é definido como conjunto de bens, direitos e obrigações.
Nesse direcionamento, a contabilidade vem sempre demonstrar a real situação patrimonial efinanceira da empresa. Por isso, o objetivo de analisar, interpretar e controlar o Patrimônio, bem como, apurar os resultados fornecidos pelas demonstrações contábeis e relatórios em decorrência das variações patrimoniais.
No aspecto da escrituração contábil, a mesma pauta-se por uma técnica que consiste em registrar todos os acontecimentos e operações que ocorrem dentro da empresa, quemodifiquem ou possam modificar a situação patrimonial. Vale ainda afirmar que essa técnica pode ser feita através de um processo manual, mecanizado ou eletrônico. O controle contábil começa na escrituração das operações em dois principais livros contábeis, o Livro Diário e o Livro Razão.
Quando falamos do cenário da Contabilidade na Gestão Empresarial é importante destacar que atualmente osempresários, gestores, administrados, e contadores buscam na contabilidade as informações, que vai desde um simples cálculo até o resultado de um lucro ou prejuízo, o que influencia diretamente no patrimônio das entidades.
Dentro desse contexto, a Contabilidade é muito importante, pois, tornou-se uma ferramenta indispensável para qualquer empresa na gestão de seus negócios. É ela que faz ocontrole e o registro de cada operação que acontece, além de coletar dados que depois de contabilizados são apresentados, através demonstrações contábeis e relatórios, chegando assim a um resultado. Os valores apresentados podem ser transformados em índices que irão demonstrar como anda a situação financeira e patrimonial da empresa.
É de suma importância que os dados financeiros internos daempresa sejam baseados em fatos reais, isto é, o patrimônio liquido e certo da empresa, pois, essas informações servirão para futuras tomadas de decisões dos prestadores de serviço da área da contabilidade.
Em relação às Demonstrações Contábeis – Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício respectivamente, este primeiro é fundamental para a saúde financeira da empresa. É...
tracking img