Herbart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DAS TEORIAS
Herbart exalta o cérebro, o aparato intelectual, o funcionamento psicológico. O ensino e, conseqüentemente, o aprendizado, segundo o esquema herbartiano, deveriam partir dos conceitos morais e intelectuais, expostos e aprendidos segundo sua forma lógica ou histórica. Herbart mostra a ideia de que o foco e objetivo da pedagogia seria o desenvolvimento moral, docaráter e da vontade, como referências de um autogoverno do indivíduo com a finalidade de agir corretamente. O intelecto era considerado uma forma de motivação e interesse no processo de aprendizagem e do conhecimento. A vida psíquica é basicamente constituída de jogos e representações. A partir das idéias de que desejos e sentimentos são apenas modificações, e que as mesmas surgem através dosequilíbrios ou desequilíbrios da consciência, e que surge a idéia de “educação pela instrução”, já que quando se modifica o ensino as formas de representações podem modificar a vida psíquica.
Para ele toda aprendizagem é aperceptiva, ou seja, todo conhecimento novo vem por meio dos conhecimentos antigos, considera que a educação é possível e necessária, porém não é absoluta, pois varia com o tempo, olugar e as circunstâncias.

Moral como objetivo
Na teoria herbartiana, memória, sentimentos e desejos são apenas modificações das representações mentais. Agir sobre elas, portanto, significa influenciar em todas as esferas da vida de uma pessoa. Desse modo, Herbart criou uma teoria da educação que pretende interferir diretamente nos processos mentais do estudante como meio de orientar suaformação. 

Embora profundamente intelectualista, a pedagogia herbartiana tem como objetivo maior nem tanto o acúmulo de informações, mas a formação moral do estudante. Por considerar a criança um ser moldado intelectualmente e psiquicamente por forças externas, Herbart dá ênfase primordial ao conceito de instrução. Ela é o instrumento pelo qual se alcançam os objetivos da educação. “Para Herbart, só oignorante comete erros.

AÇÃO PEDAGÓGICA- ESTRUTURA ESCOLAR
O primeiro é o que chamou de governo, ou seja, a manutenção da ordem pelo controle do comportamento da criança, uma atribuição inicialmente dos pais e depois dos professores. Trata-se de um conjunto de regras imposto de fora, com o objetivo de manter a criança ocupada. é uma forma de controle sobre a agitação das crianças, que tem comometa submeter às crianças as regras e éticas do mundo dos adultos, facilitando assim a educação futura e a instrução.
O segundo procedimento é a instrução educativa propriamente dita e seu motor é o interesse, que deve ser múltiplo, variado e harmonicamente repartido. A instrução é o meio do qual se consegue chegar ao desenvolvimento do interesse. O interesse é um ponto chave para que o alunoconsiga distinguir quais temas lhe chamam mais atenção. A instrução moral e a instrução intelectual devem andar juntas. Herbart não as separa, pois uma é pré-requisito para a outra. Os interesses múltiplos para Herbart devem ser estimulados.
O terceiro é a disciplina, que tem a função de preservar a vontade no caminho da virtude. Nessa etapa se fortalece a autodeterminação como pré-requisito daformação do caráter. A disciplina busca causar efeitos diretos e imediatos nos alunos. Ao contrário do governo, consiste em um processo interno.

. A disciplina, o governo e a instrução foi fundamentada nos sistemas e modo como os exércitos funcionavam.. O sistema pedagógico de Herbart com os conceitos de governo, disciplina e instrução educativa, são mecanismos usados até o momento. O governocolocando as regras externas as das famílias. As formas de controle são a ameaça, a admoestação e o castigo. O governo é imposto somente no período em que o individuo esta desenvolvendo sua autonomia, a partir do momento que ela já tem controle sobre suas formas de interesse pela matéria, o governo se torna algo automático. Quando o individuo alcança o estágio de controle da vontade, entra a...
tracking img