Plano de ação ed.inclusiva.

1033 palavras 5 páginas
ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIÇARA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CAIÇARA – PARAÍBA

PLANO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ANO LETIVO-2013

“Uma criança portadora de um defeito não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que as demais, apenas se desenvolve de forma diferente” (Vigotsky apud RABELO (1999.p, 20)

COORDENADORA: Arlete Maria

APRESENTAÇÃO

A Educação Inclusiva vem sendo exigida há muito tempo por todos que defendem a inclusão social de todas as pessoas com necessidades especiais. No Brasil, o atendimento as pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos meninos cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant- IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857. No município de Caiçara a política de Educação Inclusiva teve início em 2011 quando o município passou a ter uma coordenação para orientar os professores da Rede Municipal de Ensino em relação as políticas educacionais direcionadas para inclusão como manda a Constituição Federal de 1988 no Art. 208 “O dever do estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino” (BRASIL, 2010).
Cientes de nosso dever estão explicitados nossos desejos e anseios a serem efetivados nesse plano, o mesmo será disseminado em todas as escolas da rede municipal para que assim a lei seja cumprida em nossas escolas, e aconteça de fato uma aprendizagem significativa.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a Inclusão educacional e social dos estudantes garantindo ao professor o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas por meio de formação continuada, agindo conforme a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Garantir a matrícula e permanência dos estudantes com necessidades

Relacionados