Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Júlio Leopoldo Silva Prina Mestrando em Serviço Social

O Serviço Social como um Serviço

Introdução

A discussão do papel e natureza do serviço social é um debate constante tanto no meio acadêmico quanto nos setores interventivos da profissão. Seu surgimento e formas de atuação foram questionados durante toda a sua história sob diversos aspectos. Entre outros, se destacam: ainstrumentalidade, os objetivos da profissão, seu objeto de trabalho, posicionamento como trabalho produtivo ou improdutivo, a questão de sua constituição como uma especialização do trabalho coletivo, relação com/e processo de trabalho, ou se mesmo a categoria trabalho (em sua forma ontológica) pode ser aplicada ao serviço social. Autores como Marilda Iamamoto, José Paulo Netto, Sérgio Lessa, Yolanda Guerra eVicente Faleiros são exemplares nestas discussões, as quais se juntam muitos outros teóricos do serviços social.

A vertente Marxista de análise é preponderantemente, se não quase em absoluto, a mais utilizada na análise profissional, dada suas categorias de leitura da realidade que enfocam o trabalho e o modo de produção capitalista, berço da profissão. O desenvolvimento do capital e suasformas de atuação formam o cerne dos estudos de Karl Marx, cuja principal obra neste aspecto, O Capital, é parte integrante da escola de pensamento e das categorias sobre o qual se debate acerca do serviço social. A categoria trabalho como utilizada em Marx e as relações sociais estabelecidas a partir dela, são o fundamento para a compreensão da realidade onde se inserem os assistentes sociais e seuvínculo com os processos de produção.

A questão do posicionamento do serviço social enquanto trabalho ou prática é uma discussão atual que surge pouco após os debates acerca da natureza como trabalho produtivo ou improdutivo realizado pela profissão (Costa, 2000; Iamamoto, 1998; Lessa, 2000). Apesar de fazer referências a estas questões, este trabalho procura abordar o posicionamento do serviçosocial por outro ponto de vista, o da profissão como um serviço, contendo as características e problemáticas particulares ao setor e que permeiam a intervenção profissional.

Não nos compete fazer aqui uma revisão de toda a enorme obra marxiana e suas complexas categorias. Entretanto para uma análise coerente da questão é necessário um breve esclarecimento quanto as categorias principais de Marxque servirão ao nosso estudo da emergência do setor de serviços e sua articulação na dinâmica capitalista. O

2 trabalho como fundador das relações sociais, a criação de valor e a apropriação da mais-valia são rapidamente esboçadas para podermos passar ao primeiro ponto principal: a divisão social do trabalho e a dissociação entre conhecimento e fazer, e o resultante surgimento de novasprofissões e tipos de trabalhadores, especificamente formas de controle da massa trabalhadora pelos detentores não só dos meios de produção como do conhecimento do processo.

O serviço social como fazer humano que trabalha com a realidade material e histórica apresenta uma possibilidade de leitura dupla de seus fazer, alicerçada sobre o desenvolvimento histórico da profissão: serviço social como práticae serviço social como especialização de um trabalho coletivo (Iamamoto, 1992). Essas duas categorias fazem parte das discussões apresentadas acima e representam a vertente com um maior número de análises correntes. Vamos expor um pequeno histórico da profissão no Brasil, com estas categorias em mente, antes de prosseguirmos para o tema em si: o serviço social como um serviço, o que representa umaoutra forma de se abordar a leitura da profissão.

No histórico do serviço social a problemática do trabalho na elaboração de significado para os seres humanos existe desde de sua criação como profissão nos anos 30. Com características eminentemente filantrópicas, acompanhadas de um discurso religioso, moralista, o serviço social em seus primórdios era caracterizado por uma valorização da...
tracking img