Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões de Sociologia – Émile Durkheim

1. Leia o texto abaixo:

Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, emque todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento.

As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim(1858-1917), como fato social. Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.


I. O fato social caracteriza-se por exercer uma coercitividade ou pressão sobre as consciências individuais.

II. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
III. O fato social expressa o predomínio do ser individualsobre o ser social.
Marque a opção que tem a(s) afirmativa(s) correta(s)

a) I

b) I e II

c) I e III

d) II e III

e) II e III




2. Leia o depoimento abaixo:

Sou um ser social, o que penso veio da minha família, dos meus amigos e parentes, gostaria de fazer o que desejo, mas é difícil! Às vezes faço o que quero, mas na maioria das vezes sigo meugrupo, meus amigos, minha religião, minha família, a escola, sei lá... Sinto que dependo disso tudo e gostaria muito de ser livre, mas não sou! (Jovem estudante em uma escola pública que trabalha em empregos temporários).

O pensamento da jovem expressa a Sociologia segundo:

a) Emile Durkheim

b) Max Weber

c) Karl Marx

d) Dr.Gaspar Itard

e) O menino de Aveyron3. Sinto que às vezes consigo fazer as coisas que desejo, como ir a raves, mesmo que minha mãe não permita ou concorde. Em outros momentos faço o que me mandam e acho que deve ser assim mesmo. É legal a gente viver segundo as regras e ao mesmo tempo poder mudá-las. Nas raves existem regras, muita gente não percebe, mas há toda uma estrutura, seguranças, taxas, etc. Então, sinto que soulivre, posso escolher coisas, mas com alguns limites. (Jovem estudante e Office boy).

A Sociologia Compreensiva, está representada no depoimento do jovem, esta visão da sociedade é explicada por:

a) Emile Durkheim

b) Max Weber

c) Auguste Comte

d) Karl Marx

e) Rosseuau




4. Os costumes, as tradições e as leis, são segundo Durkheim.

a) açoes sociaisb) fatos sociais

c) relações sociais

d) anomias sociais

e) penalidades sociais.




5. Uma das maiores contribuições de Durkheim para a Sociologia foi:

a) estudou a sociedade em suas lutas de classes.

b) formulou os primeiros conceitos da nova ciência.

c) a Sociologia consistia no estudo das ações sociais.

d) a subjetividade devia seratingida pela Sociologia .

e) criou o termo Sociologia, por isso era considerado o pai da Sociologia.




6. “A despeito de se viver na era dos direitos, são significativos os homicídios no mundo inteiro, as condições sub-humanas a que são submetidas centenas de milhões de pessoas [...]. No Brasil, aí estão assassínios praticados por graúdos mandantes que se servem de pistoleirosprofissionais, trabalho escravo, tráfico de mulheres, menores para prostituição, a deplorável guerra do tráfico de drogas e as chacinas em grandes cidades brasileiras, em pleno século XXI [...]. Pelo número de concepções, leis, tratados, etc., está-se na era dos direitos. No plano da efetivação dos direitos, para utilizar a expressão de Lipovetsky [...], não se estaria na era do vazio [de direitos]?”...
tracking img