Relatorio pendulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS - DCA
COORDENAÇÃO DE FÍSICA – CAMPUS SALVADOR
LABORATÓRIO DE FÍSICA

PÊNDULO SIMPLES

INTRODUÇÃO:

O movimento harmônico simples é um movimento oscilatório executado por um corpo submetido a uma força restauradora proporcional ao deslocamento do corpo, medido a partir de sua posição de equilíbrio e de sinal contrário a este deslocamento. Dois elementosimportantes no M.H.S. são o período de oscilação e a amplitude do movimento. O período é o tempo de uma oscilação completa de vai-e-vem da partícula e a amplitude é a distância máxima (ou o ângulo máximo) que a partícula se afasta de sua posição de equilíbrio. No M.H.S. o período independe da amplitude. Um exemplo de M.H.S. é o pêndulo simples.
Um pêndulo simples é um corpo ideal que consiste numpequeno corpo de massa puntiforme (m) suspenso em um ponto fixo por um fio inextensível (que não se estende) e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e abandonado, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob à ação da gravidade. Para pequenos deslocamentos, o movimento pode ser considerado em M.H.S. Sendo assim, pode-se determinar o período (tempo gasto para umaoscilação completa) do movimento.

No movimento do pêndulo simples, existe uma contínua permuta de energia, entre energia cinética e energia potencial. A energia cinética é máxima no ponto mais baixo da oscilação, enquanto a energia potencial é máxima no ponto mais alto da oscilação. Embora o pêndulo oscile nas duas dimensões de um plano, ele oscila segundo um arco de um círculo e o movimento pode seranalisado utilizando-se uma única coordenada angular, aplicando-se a dinâmica rotacional.
Toda a massa de um pêndulo simples está concentrada na massa m do peso do pêndulo, que está a uma distância L do ponto fixo. Assim, a equação do pêndulo simples para escrever I=mL² como momento de inércia do pêndulo. Equação do pêndulo simples:

OBJETIVO
O objetivo do presente experimento foi realizarmedidas de período de oscilação (T) de um pêndulo simples e verificar sua dependência com a massa (m), com o comprimento (L) do fio e com a amplitude (A). E posteriormente, através dos resultados obtidos determinar graficamente o valor da aceleração da gravidade (g) local.
MATERIAIS UTILIZADOS:
• Corpos de massa diferentes (50g, 100g e 150g)
• Fio Inextensível
• Uma base
• Uma barra longa
•Uma barra curta
• Cronômetro
• Fita de papel
• Régua
• Presilha universal


PROCEDIMENTO
Incialmente foi montado o aparato que serviu de base para a realização de todas as etapas do experimento, constituído conforme figura apresentado no folheto do relatório com os materiais devidamente empregados de forma segura para evitar possíveis erros na realização da prática. Após a montagem, foifeito a base de medidas utilizando a régua e posteriormente colocou-se a massa pendura já no fio inextensível sobre o aparato. Posicionou-se a massa no marco zero, formando assim o conjunto essencial para medir os períodos de oscilação e realizar as futuras etapas do experimento, havendo apenas trocas de massas e do fio inextensível que eram necessárias no decorrer do procedimento experimental.RESULTADOS E DISCUSSÃO
1ª Parte: Relação entre período de oscilação e a amplitude
Na prática 1, o pêndulo simples manteve o comprimento do fio constante com valor igual a 50 cm . A massa manteve constante com valor igual a 50g , porém a amplitude variou. Foi coletado o tempo de duração de uma série de 5 oscilações. Os dados estão apresentados na tabela a seguir:
A (cm) Tempo de 5 oscilações T (s)5 7,18 1,44
10 7,20 1,44
15 7,24 1,45
20 7,25 1,45

Como pode-se notar, não levando em conta os pequenos erros que ocorrem durante a realização do experimento como o acionamento do cronômetro e o fato do sistema não ser ideal, a variação da amplitude não influencia e não interfere no período de oscilação do pêndulo, podendo concluir-se que o período (T) independe da amplitude (A).
2ª...
tracking img