Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTFÓLIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EMPRESAS

Professor (a): Vânia de Almeida S. Machado
Temis Chenso da Silva R. Pedroso
Marcelo Caldeira Viegas
Samara S. Headley

Araranguá
2012


PORTFÓLIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EMPRESAS

Trabalho apresentado ao CursoCiências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplina de Contabilidade Básica, Direito Público e Privado, Matemática e Fundamentos da Administração.

Prof.: Vânia de Almeida S. Macha
Temis Chenso da Silva R. Pedroso
Marcelo Caldeira Viegas
Samara S. Headley

RESUMO

Entender o que é a Contabilidade Comercial e a contribuição doconhecimento matemático dentre em empresa é o principal objetivo desta pesquisa. O que se sabe é que a Contabilidade Comercial tem como objetivo principal analisar as atividades contábeis de uma empresa e as modificações ocorridas em seu Patrimônio, podendo assim tomar posicionamentos seguros em futuros investimentos e ter a responsabilidade de tomar decisões para o sucesso da empresa. Não menosimportante temos a Matemática a qual contribui de modo geral para a administração e desenvolvimento de uma empresa trazendo dispositivos capazes de proporcionar soluções de problemas empresariais, fazendo com que decisões administrativas possam ser tomadas com base em equações matemáticas que simulam situações reais, o que é conhecido como Pesquisa Operacional. Portanto é de fundamental importância que sesaiba como esses dois processos contribuem para o bom funcionamento da empresa permitindo que o sucesso financeiro não seja abalado por falta de planejamento.

Palavras-chave: Matemática; Contabilidade Comercial; Empresário; Cenário Econômico.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Objetivos 5
2 FATORES JURÍDICOS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA EMPRESA 6
2.1 A contribuição da matemática no cenárioempresarial 7
2.1 A importância da contabilidade para a empresa 8
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

Diante de um mercado financeiro com índices de juros e tarifas cada vez mais elevadas, faz-se necessário que o empreendedor tenha conhecimento matemático, para poder calcular com maior precisão seus investimentos. Entender a matemática dentro de uma empresasignifica entender o comportamento do dinheiro, identificar as transações que ocorrem no universo financeiro, considerando a variável tempo, quer dizer o valor monetário no tempo. As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo.
O ambiente externo também influencia para o sucesso ou fracasso da empresa, visto que empreender significamais do que abrir uma empresa, mas sim, buscar idéias que liguem o produto ao consumidor. Esse fator requer planejamento e conhecimento do mercado no qual se está inserindo, para tanto saber calcular é de fundamental importância.

1.1 Objetivo

O objetivo maior da pesquisa é buscar os pontos favoráveis do conhecimento matemático dentre de uma empresa e também a importância do Contador para osucesso da mesma.

2 FATORES JURÍDICOS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA EMPRESA

Para dar início as suas atividades, um empresário precisa estar atento as normas e leis que regem o cenário empresarial atual. Existem leis também que limitam a idade e condições para que uma pessoa possa abrir uma empresa, é o que veremos a seguir.
Segundo o código civil lei nº 10406/2002, empresário é todo aquele queexerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. Podem exercer a atividade de empresário todas as pessoas que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidas. A pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil aos dezoito anos completos, quando começa a maioridade, mas a incapacidade pode...
tracking img