Neuropedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fabec – Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Aluna: Lucia Helena Pinho Maia Alves de Lima
Modulo IV – Processos de Aquisição da Linguagem
_ Disturbios deAprendizagem
_ Aspectos da Neurociencia na Educação

DISLEXIA – (Sintese)

A dislexia é um problema que sedetecta em crianças que sofrem dificuldades de leitura. É um conjunto de sintomas reveladores “de uma disfunção parietal” (o lobo do cérebro onde fica o centro nervoso da escrita), geralmentehereditária ou às vezes adquirida. Ela é frequentemente acompanhada de transtornos na aprendizagem da escrita, ortografia, gramática e redação.
A dislexia é uma das deficiências mais comuns noaprendizado da criança, o que causa com que elas tenham grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar. Essas crianças são incapazes de ler com mesma facilidade que seus colegas da mesmaidade, embora possuam inteligência normal. Portanto ela é uma dificuldade neurológica.
É necessário que pais, professores e educadores estejam cientes de que um alto número de criançassofre de dislexia, ou então confundirão dislexia com preguiça ou má disciplina. É normal que crianças disléxicas expressem sua frustração por meio de mal-comportamento dentro e fora da sala de aula.Portanto, pais e educadores devem saber identificar os sinais que indicam que uma criança é disléxica.
Dislexia não significa falta de inteligência e não é um indicativo de futurasdificuldades acadêmicas e profissionais.
Em geral, a história pessoal de um disléxico traz traços comuns, como o atraso na aquisição da linguagem, na locomoção e problemas de dominância lateral.A dislexia é um distúrbio de linguagem com base orgânica, podendo predispor a pessoa a vários problemas de ordem social, comportamental e emocional, tendo em vista os aspectos sociais que...
tracking img