Cidadania no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CAPÍTULO II
MARCHA ACELERADA (1930-1964)

Integrantes:
-

Belo Horizonte
2012

A partir de 1930, o Brasil passou por crescentes processos de conturbações políticas, manifestações ideológicas e alterações sociais. Estas Últimas baseadas em grandes avanços como a criação de leis trabalhistas, a criação de um Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho e porseguinte, a Consolidação das Leis do Trabalho. O país alternou períodos democráticos com momentos ditatoriais. A intervenção militar passou a ser conhecida pelo povo brasileiro. Neste período também foi estabelecido o voto popular pela primeira vez.
Todas estas mudanças foram acompanhadas de alterações entre regimes democráticos e ditatoriais. Representou também o início do populismo, que é aaproximação entre o povo e o líder do governo, através de artifícios específicos para este fim. Em tempos de ditadura, alguns direitos individuais foram restringidos, embora presentes em todas as três constituições que surgiram no período. Houve pouco acesso da população ao sistema judiciário.
Após 1930, o nacionalismo aumentou com o crescimento da consciência da identidade nacional. A esquerdapregava a estatização das empresas, sobretudo a pregação sobre o monopólio estatal do petróleo.
O momento que serviu como divisor de águas para o inicio de todas estas alterações foi à deposição do presidente Washington Luis em 1930. Alguns chamaram o movimento coordenado por militares de Minas, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraíba de revolução, entretanto, não cabe dizer que foi revolução,sobretudo quando comparado aos episódios populares na França em 1789, Rússia em 1917 e México 1910. O Brasil era um país alinhado à políticas regionais, mas fatores internos e externos passaram a atrapalhar a estrutura desta política. Em 1929 houve a quebra da Bolsa de Nova Iorque. A pobreza imperou nos EUA. A pobreza nos EUA gerou decréscimo nas compras do café, o principal produto de exportação doBrasil. O governo foi obrigado a comprar o excedente da produção. As importações também foram comprometidas, assim, o governo diminuiu a arrecadação de impostos referentes a estas operações. Operários começaram a entrar em greve.
Com a grande guerra mundial, movimentos de defesa do território brasileiro também passaram a ser enfatizados. A preocupação com serviço militar obrigatório foi firmado,em oposição à elite que era contra. Outra preocupação foi o surgimento da política comunista que teve papel importante na política brasileira por um longo tempo.
Os movimentos oposicionistas cresceram muito. Militares oposicionistas revoltaram-se contra militares leais ao governo. O caráter corporativo inicial do movimento foi aos poucos dando lugar a reivindicações que tinham por alvo combater odomínio exclusivo das oligarquias sobre a política. O movimento ganhou a simpatia de outros grupos insatisfeitos, sobretudo os setores médios das grandes cidades.
Movimentos oposicionistas foram também iniciados no campo das artes. Sempre associadas à natureza da sociedade brasileira. E isso claro, refletiu-se na política.
Enfim, foi um período de turbulências, mas, de grande crescimento emdiversos setores: social, político, intelectual, quanto ao surgimento e desenvolvimento da consciência nacionalista, de direitos individuais, ora acrescidos, ora decrescidos, porém discutidos. O país saiu de uma situação comum que imperava há anos e passou a questionar-se e modificar-se.
Conforme podemos vislumbrar na leitura do capitulo II do livro Cidadania No Brasil, que o ano de 1930 foi odivisor de águas na historia do país. Contudo ao analisar o conteúdo do capitulo podemos observar que ocorreram vários movimentos, tendo alguns mais destaques, como dos setores médicos das grandes cidades e o do tenentismo, que embora não tinham características propriamente democráticas, mas foi uma poderosa força democrática.
A partir do saneamento do Rio de Janeiro, empreendido no inicio do...
tracking img