Ciclo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO:

O Sistema reprodutor feminino consiste nos ovários e tubas uterinas ( ovidutos ) bilateriais , um útero normalmente bicórneo , cérvix , vagina , vestíbulo , vulva e glândulas associadas .Ele está vinculado à produção e transporte de óvulos , ao transporte dos espermatozóides à fertilização e à acomodação do concepto até o nascimento.


TUBA UTERINA (OVIDUTO ) .
As tubas uterinas são estruturas tortuosas bilaterais que se estendem da região do ovário para os cornos uterinos e transportam ovos e espermatozóides .Três segmentos da tuba uterina podem ser distinguidas : ( 1 ) o infundíbulo , um grande orifício no formato de um funil ; ( 2 ) ampola , um segmento de parede delgada que se estende caudalmente do infundíbulo ; ( 3 ) o istmo , umsegmento muscular unido ao útero.


Estrutura histológica :
O epitélio é simples cilíndrico , ou pseudoestratificado cilíndrico , com cílios móveis na maioria das células .Ambos os tipos de células possuem microvilos .Atividades secretoras estão evidentes apenas nas células não –ciliadas.


Histofifiologia :
O infundíbulo capta os ovócitos liberados do ovário .O infundíbulopossui projeções digitiformes denominadas fímbrias .A ampola é o local da fertilização .Os óvulos fertilizados são transportados da ampola para o útero por leves contrações musculares peristálticas e pelos cílios da tuba uterina , que batem no sentido do útero .Os ovos necessitam de aproximadamente quatro ou cindo dias para atravessar o istmo .Este período independe do comprimento do istmo e daduração da gravidez entre as espécies .
A passagem dos espermatozóides para a ampola é explicada pelas contrações musculares das paredes uterinas e tubárias .Pela motilidade própria dos espermatozóides .


ÚTERO:


O Útero é o local de implantação do concepto .Ele sofre uma seqüência definida de alterações durante o ciclo estral e reprodutivo .Na maioria das espécies consiste emcornos bilaterais ligados às tubas uterinas , e um corpo e um colo ou cérvix , que unem à vagina .Nos primatas todo o útero é um único tubo , denominado útero simples.


Estrutura histológica:


A parede uterina é constituída de tr6es camadas : ( 1 ) a mucosa ou endométrio , ( 2 ) a muscular ou miométrio , e ( 3 ) a serosa ou perimétrio .


Endométrio : O epitélio superficialé simples cilíndrico na égua e na cadela . Ele é pseudoestratificado cilíndrico e ou simples cilíndrico na porca e nos ruminantes .Glândulas simples , tubulares ramificadas espiraladas , revestidas de epitélio simples cilíndrico ciliado e não-ciliado , estão presentes em todo endométrio exceto nas áreas das carúnculas dos ruminantes ( onde as membranas embrionárias se fixam durante a prenhez ).As células de revestimento são contínuas com o epitélio das gl6andulas uterinas .
Miométrio : O miométrio consiste numa espessa camada circular interna e uma camada longitudinal externa de células musculares lisas que aumentam de número e tamanho durante a gravidez.
Perimétrio : O perimétrio consiste em tecido conjuntivo frouxo coberto pelo mesotélio peritoneal .Células musculareslisas ocorrem no perimétrio .Numerosos vasos sangüíneos e fibras nervosas estão presentes nesta camada .




VAGINA : É um tubo muscular que se estende do colo ( cérvix ) ao vestíbulo . É uma via puramente reprodutora .


VESTÍBULO E VULVA :


O vestíbulo é demarcado da parte caudal da vagina por uma prega rudimentar , o hímen . A parede do vestíbulo contém os orifícios dauretra , as glandulas vestibulares maiores e menores .
O clitóris está localizado na região caudal extrema do vestíbulo .
A vulva é formada pelos lábios externos . São cobertos por pele ricamente suprida de glândulas.


Relação da Metrorragia à menstruação nos primatas.


A menstruação nos primatas é um fenômeno inteiramente diferente do sangramento uterino observado...
tracking img