Ciclo vital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo Vital: A Terceira Infância

Desenvolvimento Físico e Motor

A Criança nesta etapa caminha com mais segurança, possui movimentos mais rápidos e sua força física aumenta, embora ocrescimento diminua. As brincadeiras tornam-se mais desafiadoras, de modo que possam medir sua força e compará-la com a dos outros.
Com o desenvolvimento das habilidades atléticas, a criança possuimelhor condicionamento físico para praticar atividades que exijam mais agilidade, tais como: pular corda, pique-esconde, futebol, amarelinha, etc. Também estão mais vulneráveis às doenças de aspectorespiratório. Porém, a saúde na Terceira Infância é identificada como a melhor dentro de todo o Ciclo Vital.
O Sexto ano é caracterizado por estar dentro de uma fase transição: começam a cair osdentes de lente e a romper os primeiros molares permanentes.

Desenvolvimento Cognitivo

A Criança demonstra interesse pelo conhecimento, portanto, as habilidades que envolvem lógicas e memória sãodestaques, pois o processamento da informação é mais rápido. Sua lógica se torna mais concreta, colocando a criança mais perceptível e vulnerável às noções de realidade. Maior facilidade para aresolução de atividades matemáticas e noções de tempo e espaço são identificados também.

Desenvolvimento Emocional e Psicossocial

Durante esta fase da infância, esta torna-se mais rebelde, impetuosa etempestiva.
É possível observar este fato através das brincadeiras mais agressivas, tais como:
lutas, saltos, corridas, chutes e perseguição acompanhados de risos e gritos.
O Autoconceitodestaca-se, por este motivo a criança tende a comparar-se com aqueles que fazem parte do seu convívio social, geralmente com aqueles que são “populares” em seu meio. Esta é uma fase importante, pois irádefinir se a criança será mais introvertida ou não, influenciando em sua autoestima, reprimida pelo que acredita não possuir a capacidade de realizar. A malícia para diferenciar o bem e o mal, o...
tracking img