Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-Princípio de funcionamento
Este tipo de termômetro é baseado no fenômeno da flexão térmica.Uma felxão térmica ocorre sempre quese se justapõem duas Lãminas metálicas de matériaisdeferentes,portanto de coeficientes de dilatação térmica diferentes,fixando-as uma outra .A flexão dar-se-á para o lado do metal que tiver menor coeficiente de dilatação.
A equação básica que rege esta relação é:Onde:
t = temperatura do metal em ºC
to = temperatura de referência do metal em ºC (normalmente 0ºC)
Lo = comprimento do metal à temperatura de referência
Lt = comprimento do metal à temperatura tem ºC
α = coeficiente de dilatação linear
∆t = t - to

-Partes Constituintes e Funcionamento
Baseado no fato de que dois metais diferentes modificam as suas dimensões de modo desigual ao variara temperatura, o termômetro bimetálico consiste em duas lâminas de metal justapostas, formando uma só peça e geralmente na forma helicoidal. Uma extremidade da hélice é fixa e a outra é ligada a umponteiro que pode girar livremente sobre uma escala circular graduada.
Este termômetro pode ser construído de dois tipos:

-Tipos de Metais Utilizados
Para a construção de um termômetro bimetáliconormalmente usa-se o Invar (64%Fe-36%Ni) como metal de baixo coeficiente de dilatação e o latão como metal de alto coeficiente de dilatação, porém, para temperaturas mais elevadas, utiliza-se também oníquel como metal de alto coeficiente de dilatação térmica.

-Aplicação
A principal aplicação para o termômetro a bimetal é em indicação local de temperaturas de processo industrial como emrefinarias, queimadores de óleo, vulcanizadores de pneus, tanques de soldagem, a quente, torrefadores de café, aquecedores de água, tanques de têmpera, tanques elétricos de inserção, exaustores diesel etanques de impregnação e no controle comercial e residencial de temperatura é usado associado a ar condicionado e refrigeração.

-Vantagens e Desvantagens
-As vantagens do bimetal são:
1. Baixo...
tracking img