Ciclo vital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O estudo do Desenvolvimento e Ciclo Vital é de suma importância pelo fato do profissional psicólogo poder compreender os fenômenos e processos psicológicos básicos do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital e de relacionamentos físicos, cognitivos, psicossocial e em contextos socioculturais.
Seremos capazes de identificar e caracterizar relações entre contextos eprocessos psicológicos, comportamentais nas diferentes fases de desenvolvimento humano, processos de mudanças físicas e psicossociais, processos de perdas, aquisições e os processos de luto ocorridos na infância, adolescência, vida adulta e velhice.
Depois do estudo da primeira, segunda e terceira infância que compreende as idades de 0 – 3 anos, 3 – 6 anos e 6 – 12 anos, podemos compreender o quanto cadafase é diferente e importante para a formação de um ser humano. Logo na primeira infância observam-se muitas mudanças como o reconhecimento dentro do ambiente em que vivem e criando afinidades, apresentando interesses pelos sentimentos das pessoas mais próximas, onde também nessa idade é necessária muita paciência porque é ai que a criança descobre o mundo onde vive. Na segunda infância, ousegunda fase, é a fase das novas descobertas, onde o cérebro e músculos estão na fase de maturação. A terceira infância é marcada pela preparação da adolescência, mudanças no corpo e na alma.
Em todas essas fases é preciso que pais, escola e a sociedade como um todo compreendam e acompanhem cada fase para que deixe de ser criança e passe para as outras etapas de sua vida que vamos apresentar nessetrabalho: Adolescência, Idade Adulta e Velhice.

Adolescência
“Viver... E não ter a vergonha de ser feliz... Cantar, cantar e cantar... Na beleza de ser um eterno aprendiz”...
A adolescência geralmente é confundida com puberdade e para que entendamos o que vem a ser adolescência, primeiro temos que diferencia-la de puberdade. A puberdade na verdade é a fase inicial da adolescência na qual ascaracterísticas são as mudanças, melhor dizendo, transformações físicas e biológicas que acontece no corpo da menina e do menino. E é nessa fase que os órgãos sexuais se desenvolvem e ficam prontos para a reprodução.
Nos meninos durante a puberdade ocorrem as seguintes transformações: surgimentos de pelos pubianos, crescimento de pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal,surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.
Já nas meninas na fase da puberdade seios começam a crescer, também há aparição de pelos pubianos, além da primeira menstruação e crescimento da região da bacia.
É na adolescência que ocorrem muitas mudanças hormonais no corpo. Além do aparecimento de espinhas em alguns jovens, estes hormônios acabam que influenciando no comportamento dosadolescentes. É nessa fase que eles podem variar de humor e comportamento rapidamente: agressividade, felicidade, tristeza, agitação e preguiça são comuns entre muitos adolescentes nesta fase. É importante que pais, professores e aqueles que cercam os jovens adolescentes entendam e compreendam essa situação de mudanças.
Uma característica comum em grande parte dos adolescentes é a necessidade de fazerparte de um grupo. As amizades tornam-se mais importantes e passam aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.


Idade Adulta
A vida adulta é entendida muitas vezes como uma fase de estabilidade, sendo mesmo essa estabilidade apresentada uma característica de maturidade.
A primeira percepção que se pode ter acerca da vida adulta é de que ela corresponde auma época estável, sem grandes mudanças. As transformações físicas mais evidentes acontecem no período da adolescência, tendo também nesse mesmo período o indivíduo construindo a sua própria identidade. Assim, nesta perspectiva, a vida adulta é uma etapa de estabilidade, onde a personalidade do indivíduo não sofre alterações. O adulto é concebido como alguém que sente adversidade pela mudança,...
tracking img