Ciclo vital da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLO VITAL DA VIDA E RESPECTIVO DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-SOCIAL
____________________________________________________________ A) INFÂNCIA

Uma criança é um ser humano no início do seu desenvolvimento. São chamadas

recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebé, entre o segundo e o
décimo-oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses a doze ou catorze anos de idade,aproximadamente. O ramo da medicina que cuida do desenvolvimento e das doenças e traumas nas crianças é a pediatria. A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimosegundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante apuberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.

Estágios da infância A infância é um período no qual a criança cresce fisicamente e matura-se psicologicamente. Desde o nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança,com que elas aprendem, principalmente por imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligenciam tendem a sofrer de vários problemas psicológicos, inclusivé, depressão.

Módulo Ciclo Vital da Vida - Formação Profissional 1|Página

Podemos designar que nos primeiros anos, o nosso desenvolvimento intelectual passa por etapas verificando-se uma ordem de sucessão que é constante. Existem 4 estádiosque se sucedem por ordem fixa mas com tempo de permanência variável. No estádio sensório-motor, que é o primeiro estádio, e que vai dos 0 aos 24 meses de vida, a criança não tem linguagem e não raciocina, mas possui inteligência e é capaz de coordenar meios para atingir fins. No estádio pré-operatório, o segundo estádio, que vai dos 2 aos 7 anos, e em que surge na criança a função simbólica, ouseja, um objecto serve para representar outros. Desenvolve-se ainda, a linguagem. No estádio das operações concretas, dos 7 aos 11/12 anos, dá-se o

desenvolvimento do raciocínio. O indivíduo passa a ser capaz de realizar operações, que são acções mentais reversíveis. No estádio dos operações formais, que vai dos 11 aos 15 anos, desenvolve-se a capacidade de raciocínios dedutivos do pensamentoabstracto e da reflexão.

Dos 0 aos 18 meses Neste período, o bebé é totalmente dependente de terceiros (geralmente dos pais/educadores) para realizar qualquer acção como locomoção, alimentação ou higiene. Neste período, o bebé aprende actos básicos de locomoção tais como sentar, gatinhar, andar. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até que o sexto mês de vida nomeadamente porque possuianticorpos e outros factores para proteger o lactente de infecções, e ainda fortalece a relação entre a mãe e seu filho. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebé começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos.

Módulo Ciclo Vital da Vida - Formação Profissional 2|Página

Neste estágio da vida, a criança cresce muito rapidamente. Os primeiros cabelos, bem comoos primeiros dentes, aparecem neste estágio. Aos 18 meses de vida, a maioria dos bebés já dizem as suas primeiras palavras. Este período é caracterizado pelo egocentrismo, pois o bebé não compreende que faz parte de uma sociedade, e o mundo para ele gira em torno de si mesmo.

Dos 18 meses aos 3 anos A criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. A criança jápode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamã, papá, bola, etc.) e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades. Há que começar a promover a sua autonomia e a responsabilização em determinadas tarefas, como por exemplo, pedir água “sff” e entregar o copo depois de beber. O...
tracking img