Textocomplementar2

688 palavras 3 páginas
Bases Epistemológicas da psicologia do desenvolvimento humano - Recurso prévio 2 - texto complementar

O ciclo vital:
Dic. Aurélio:
Ciclo: Substantivo masculino. Série de fenômenos que se sucedem numa ordem determinada: (ciclo das estações; ciclo das horas).
Vital: Respeitante à vida.

Ciclo Vital – Esquema de classificação em etapas que demarcam uma seqüência previsível de mudanças. Quando falamos em ciclo vital nos referimos às etapas que as pessoas atravessam ao longo da vida, do nascimento até a morte.

Em relação ao ciclo vital devemos fazer algumas considerações:

A passagem de uma etapa a outra implica uma mudança, e toda mudança pode ser considerada uma crise, uma crise evolutiva.
O ser humano, durante toda a sua vida, passa por várias crises. Denominamos crises evolutivas àquelas modificações esperadas pelas quais atravessam a maioria das pessoas. Essas modificações requerem um tempo de adaptação para enfrentarem os desafios que fazem parte da vida de qualquer pessoa.
Também existem crises inesperadas, que sobrevêm bruscamente, que não pertencem a linha evolutiva comum (P. ex: morte de um pai, mudança de cidade, perda de emprego)
Tanto as crises evolutivas como as inesperadas podem ser enfrentadas pelas pessoas de diversas maneiras dependendo dos recursos mentais (psíquicos) que tenham e das experiências prévias (crises anteriores).
Isso nos ajuda a entender que o modo como cada pessoa passa e supera as crises é muito particular.
As pessoas estão sob a influência da cultura e por isso não podemos dizer que existem formas corretas ou incorretas de passar pelas diferentes etapas da vida. Essas influências englobam também o nível socioeconômico, cultural, e religioso do sujeito e deverá ser considerado para sua compreensão.
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem características próprias, que as diferenciam das outras pessoas, e também diferem quanto ao ritmo de desenvolvimento.
Por mais que estudemos e nos

Relacionados