Ciclo pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL - JOINVILLE – UNIDADE I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão da qualidade atps – 8 ª FASE
Pofº. thiago zschornack











o ciclo pdca e a melhoria continua








Cristiano Gerd Soares ra.: 1809310228
Willian Avanzi ra.:
jeferson baumer ra.: 1801273163
maria de fátima aragão ra.: 0810003
gabriel martins curth ra.: 3233547390Joinville
Março / 2012

1. introdução

Gerenciar, nos tempos atuais, tornou-se o principal favor competitivo entre empresas do mundo inteiro, dos mais variado setores de produção. Os fatores tradicionais de produção não mais garantem vantagem competitiva a uma nação em particular. Ao invés disto, o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção.
É neste cenário demudanças gerenciais que apresentamos o método gerencial do PDCA, que significa, em seu idioma de origem, PLAN, DO, CHECK, ACT. Trata-se de uma ferramente que orienta a sequencia de atividades para se gerenciar uma tarefa, processo, empresa, etc. Também conhecido como ciclo PDCA, esta fundamentado nos conceitos de administração, amplamente divulgados e estudados, tornando-o fácil de ser compreendido.Em suma, o método de melhorias PDCA reúne os conceitos básicos da administração, apresentando-os em uma estrutura simples e clara – através de um ciclo – de ser compreendida e gerenciada por qualquer organização.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ciclo PDCA
O ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra. Foi idealizadopor Shewhart, mas foi Deming quem o divulgou e efetivamente o aplicou. O ciclo de Demimg tem por princípio tornar mais claro e ageis os processos envolvidos na execução da gestão. Deming é tido como sendo uma personalidade não nascida no Japão mas que causou grande impacto sobre o sistema de negócios e de produção fabril japonês.
O ciclo PDCA é um métoddo gerencial de tomada dedecisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Esse método é largamente utilizado na busca da melhoria contínua tão necessária para o sucesso dos negócios. (VIEIRA, 2010, p.24)
O ciclo PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACTION) é composto de quatro fases básicas do controle, planejar, executar, verificar e atuar corretivamente, seu termos tem o seguintesignificado:
PLANEJAMENTO – estabelecer metas sobre os itens de controle, estabelecer maneiras para se atingir as metas propostas.
EXECUTAR - execução das tarefas, exatamente como prevista no plano e coleta de dados para verificação do processo, está etapa é fundamental o treinamento no trabalho decorrente da fase de planejamento.
VERIFICAÇÃO – em meio aos dados coletados na execução, compara-se oresultado alcançado correspondente da fase do planejamento.
ATUAÇÃO CORRETIVA (A) – etapa onde o usuário detecta desvios e atuará no sentido de fazer correções, de forma que o problema não volte mais a ocorrer. (FALCONI, 1999)




Controle de um determinado processo pode ser exercido por intermédio do ciclo PDCA, metodo este que pode ser necessário empregar diversas ferramentas gerenciais para acoleta, processamento e disposição das iformações indispensável à condução das etapas do ciclo PDCA, ferramentas estas que são denominadas como Ferramentas de Qualidade. (VIEIRA, 2010)
Para se entender como funciona o ciclo PDCA na Gestão da Qualidade Total – GQT, é importante que existam dois tipos de metas a serem atingidas:
✓ Metas para manter (metas-padrão): são as quetrazem Previsibilidade para a organização;
✓ Metas para melhorar: trazem Competitividade para a organização.
Se, por um lado, a previsibilidade traz segurança para a organização que sabe o que, como e quanto irá vender e lucrar, por outro lado, ela corre o risco de estagnar enquanto seus concorrentes procuram melhorar. Assim, o melhor é estabilizar a organização nas metas...
tracking img