Ciclo circadiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo circadiano
Ciclo circadiano é basicamente o relógio biológico, ele é influenciado pela luz solar e a temperatura. O ciclo circadiano regula todos os ritmos materiais (psicológico sendoinfluenciado pela digestão ou estado de vigília, e também regula o crescimento e renovação das células).A parte do cérebro que é o “relógio” se chama núcleo supraquiasmatico, a denominação “supra” vem deeste “relógio” estar acima do quiasma óptico (é a intersecção dos canais oculares).
Pesquisas mais recente demonstraram que o ciclo também esta relacionado às marés, ciclo lunar e dinâmica climáticada terra através de correntes eólicas e marítimas (ponto importante, a noção dos animais a cerca da migração, sendo assim o ciclo circadiano não se resume a fisiologia, mas também a astronomia,geologia e ecologia). É importante destacar que o ciclo circadiano ativa mais expressivamente um órgão do corpo a cada 2 (duas) horas em média, sendo assim um órgão acaba recebendo mais energia do que osoutros.
À cerca da temperatura, foram feitas pesquisas pela psiquiatra Helena Calilda Unifesp em 1996 sobre o peso do clima no cotidiano de 750 habitantes, revelou que o verão é um alivio doinverno, e quase 50% disseram ter sofrido incômodo físico e psicológico concentrado nos meses mais frios, junho, julho e agosto, reclamaram de perda de vitalidade, desânimo, mal-estar, melancolia edepressão. E no verão as pessoas se sentem mais felizes, eufóricas, entusiasmadas e agitadas, e com essa euforia “adicional” no verão são registrados, sempre, mais homicídios, furtos, suicídios e agressões doque no inverno, sendo assim tendo uma oscilação dos ânimos das pessoas de acordo com as estações.
Sono
O sono é um estado de imobilidade parcial, durante o qual estamos parcialmente“desconectados” do ambiente que nos rodeia, mesmo assim o cérebro está ativo, e irá oscilar entre 3 (três) modos de funcionamento: o sono lento, o sono paradoxal e a vigília. Durante o sono são executados e...
tracking img