Capitalismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Larissa Souza

Tema: Capitalismo
Principais características:
*Capitalismo
-Poder do dinheiro
-Lei da oferta e procura-Lucro
-Características

*Capitalismo comercial-século XVI até XVIII- intervenção governamental
- expansão de potências
- expansão do comércio pelo mar

*Capitalismo industrial - século XVIII e XIX
- função industrial
- liberalismo

*Capitalismofinanceiro-século XX
- fase financeira e monopolista
- keynesianismo
-trustes, cartel e holding

O capitalismo iniciou no final da idade média (burgos + monarquia, os burgos tinham dinheiro equeriam estar perto do poder da monarquia, e a monarquia tinha o poder e queria estar perto do dinheiro, para aumentar os reinos).
Sistema econômico capitalista visa o lucro através da lei oferta eprocura (quando houver mais oferta do que procura, o preço cai e quando houver mais procura do que oferta, preço sobe). Se caracteriza pela divisão de classes (grande distancia entre ricos e pobres),propriedade privada, trabalho assalariado e meios de trocas (dinheiro, cheque e o cartão).
Capitalismo comercial se deu pelo acúmulo de capitais através do comércio, houve união da burguesia com oestado (intervenção governamental), tudo se tornou mercadoria. No capitalismo comercial houve uma expansão de potências (Portugal, Espanha...), grandes navegações (expansão do comercio pelo mar). Onegocio mais lucrativo foi o trafico de escravos negros.
No capitalismo industrial as cidades deixam de ter função comercial e passam a ter função industrial, houve investimentos em mecanização,substituição da manufatura pela maquinofatura. O estado não intervem na economia (liberalismo- ampla liberdade individual).
Capitalismo Financeiro entra em fase financeira e monopolista (surgimentodos oligopólios), surgimento das multinacionais. Intervenção estatal na economia (Keynesianismo) Monopólio se divide em categorias: trustes, cartel e holding. Apesar de o capitalismo financeiro...
tracking img