Pagamentos internacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO


pagamentos internacionais


JEFFERSON FERNANDO MEIRA DO NASCIMENTO
NATHAN ALESSANDER FAGUNDES SILVEIRA




















BLUMENAU
2011
introdução


O Crédito Documentário, como é chamado o pedido que é dado pelo importador com o banco no qual ele trabalha(se for apto), que faz um acordo com o beneficiado (exportador), no qual ele assuma o compromisso de pagar, aceitar ou negociar um efeito com um determinado montante (normalmente valor da mercadoria), desde que o beneficiário possa apresentar os documentos necessários, em conformidade com todos os termos definidos nesse compromisso (Carta de Crédito). Nessa pesquisa, veremos alguns pontos chavespara se estabelecer o Crédito Documentado com mais segurança e ciência dos termos negociados.


















































crédito documentário (carta de crédito)


A carta de crédito é um dos instrumentos básicos do comércio internecional, que tem por meio, providenciar ao comprador e ao vendedor de uma certamercadoria, isso sendo normalmente em países diferentes, um sistema que por sua vez, certifique a segurança de ambos.
Originária da “família carta de crédito”, o crédito documentário ou, como é mais conhecido pelos operadores, carta de crédito, nada mais é que um compromisso bancário de pagamento condicionado. Um crédito, como aqui será designado, significa, em última análise, que um banco, por conta deum tomador (em regra, o comprador), assume o compromisso de pagar certa quantia, à vista ou a prazo, ao beneficiário (normalmente, o vendedor), desde que este comprove, documentalmente, ter cumprido todos os termos e condições indicados no referido instrumento. (LUNARDI, 2000, p.47).



1 Razões para utilizar o crédito


O crédito por sua vez é uma modalidade que traz algumascaracterísticas negativas para todos os participantes da operação, ou seja, é uma operação muito complexa, sendo desde a sua emissão até a sua liquidação, onde as partes envolvidas devem estar bem certas quanto às informações e o cumprimento de suas regras.



1 Tipos de crédito


Os tipos de créditos por sua vez podem ser classificados sendo considerado o tipo de compromisso assumido pelobanco, se revogáveis, irrevogáveis ou irrevogáveis confirmados.
Podem ser classificados, também levando-se em conta se são liquidáveis, ou disponíveis, por pagamento, por pagamento diferido, por aceite ou por negociação e, ainda, se são disponíveis junto a um determinado banco, portanto, ou se são livremente negociáveis, ou seja, disponíveis junto ao qualquer banco. (LUNARDI, 2000, p.50).Quanto ao tipo de compromisso de crédito, pode-se dizer que os mesmos podem ser revogáveis ou irrevogáveis, ou caso haja ausência de uma declaração, os créditos serão considerados irrevogáveis.


2 Crédito Revogável


O crédito revogável é o crédito que pode ser emendado ou cancelado pelo banco emitente, a qualquer tempo, sem prévio aviso ao beneficiário. O crédito revogável é usadonormalmente em situações onde o comprador tem grande poder de negociação.
No entanto, o banco emitente deverá honrar as utilizações do crédito que tenho ocorrido antes do recebimento da emenda ou cancelamento. Para estas finalidades, entende-se por utilização o recebimento dos documentos, em ordem, pelo banco designado a pagar, a aceitar, a negociar ou acomprometer-se por pagamento diferido, por conta de crédito. (LUNARDI, 2000, p.50).



3 Crédito Irrevogável


Trata-se de um compromisso firme, portanto, definitivo, do banco emitente:


[pic]


As obrigações do emitente e os direitos do beneficiário de um crédito irrevogável se concretizam no momento em que este entrega os documentos comprovando que cumpriu os termos e...
tracking img