As modalidades de pagamento internacional, seus riscos e responsabilidades.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As modalidades de pagamento internacional, seus riscos e responsabilidades.
MARCO ANTONIO DE LORENZO Professor da disciplina Comércio Exterior, FACESM marcoalorenzo@yahoo.com.br Resumo: O presente artigo tem o objetivo de descrever as principais modalidades de pagamento internacional e seus respectivos riscos para ambas as partes envolvidas na negociação, tanto importadora (comprador) comoexportadora (fornecedor). Apresenta também, fluxogramas de cada modalidade para facilitar ao leitor o entendimento do vaivém de documentos internacionais e sugere um quadro-resumo das características de cada operação. Palavras-chave: Pagamentos Internacionais, riscos, responsabilidades.

Abstract: The present article has the objective to describe the main modalities international payment and itsrespective risks to both of involved parts in the negotiation, as far as importer (buyer) exporter (supplier). It also presents a flowchart of each modality to facilitate the understanding of the swing of international documents and suggest a Resume-Board with each operation characteristics. Keywords: International Payments, risks, responsibilities.

1. Introdução Durante uma negociaçãointernacional de compra ou venda é importante que o exportador e o importador saibam quais as implicações, os custos, seus riscos e as responsabilidades que cada modalidade de pagamento imputa às ambas as partes, sob pena da negociação contemplar interesses de apenas uma das partes em detrimento da outra. Há casos em que a negociação fracassa e o exportador perde a venda não devido à falta de competitividadede seu produto, mas sim pelo desconhecimento das normas internacionais que regem as diferentes formas de pagamento que impedem um acordo que satisfaça ambas as partes. Normalmente os exportadores em sua primeira negociação com um novo cliente tentam se resguardar ao máximo exigindo pagamentos antecipados ou cartas de crédito como forma de pagamento. Já em casos onde há um histórico de negociações,esta postura rígida adotada dá lugar a confiança, expressa através de outras modalidades de pagamento como, por exemplo, a cobrança bancária e a remessa sem saque. Esta última

demonstra a total confiança do exportador em seu cliente, visto que o importador pode retirar a mercadoria da aduana e não efetuar o pagamento por quaisquer motivos que lhe convier. Desta forma este trabalho visa ajudarexportadores e importadores brasileiros com os conhecimentos básicos das modalidades de pagamento internacional, seus riscos e responsabilidades, a fim de orientá-los na tomada de decisão da melhor forma de pagamento, ou seja, que lhe dê maior segurança, menos riscos e garanta o recebimento da mercadoria ou seu pagamento. Ao longo deste artigo, procurar-se-á responder as seguintes questões: Quaissão as modalidades de pagamento no comércio internacional? Quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade? Quais os riscos e responsabilidades imputadas às partes envolvidas na negociação quando da escolha de uma modalidade? O artigo também propõe um fluxograma ilustrativo de cada operação no intuito de recapitular o roteiro dos documentos em cada etapa da transação. Também propõe um quadrocontendo o resumo de suas principais características. Este artigo foi desenvolvido baseado em levantamento bibliográfico realizado em livros e na experiência profissional do autor.

2. Discussão Quando vendemos ou compramos internacionalmente temos 04 (quatro) modalidades de pagamento que podemos utilizar. São elas: Pagamento Antecipado: É a modalidade em que o importador remete antecipadamenteao exportador o pagamento pela mercadoria. Não é uma forma de pagamento muito usual no comércio internacional, visto o alto risco que o comprador/importador corre, já que o exportador pode simplesmente não entregar a mercadoria, por diversos motivos como acidentes, imprevistos ou até mesmo má-fé. Porém, há casos onde a mercadoria é fabricada sob encomenda, tais como máquinas, equipamentos,...
tracking img