Sistemas de informacao em maputo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS
E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE
Licenciatura em Engenharia Informática

O Desenvolvimento dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Organizações da Cidade de Maputo
Amade Omar Ismael Nº 2009018
Junho de 2011

ÍNDICEPágina
INTRODUÇÃO 1
HISTÓRIA DOS SI E DAS TIC NAS ORGANIZAÇÕES 2
OS IMPACTO DOS SI E DAS TIC NAS ORGANIZAÇÕES 3
Redução de custos 3
Criação de Valor 4
As Redes 5Inovação 6
Redução do Risco 6
Virtualização 7
Diferenciação de Produto 7
O ESTUDO DO CASO POLYEX, LDA 7
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
ANEXOS 13

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje as organizações encaram transformações. As mesmas são causadas pela revolução dentro das organizações através dos Sistemas de Informação - SI e das Tecnologias deInformação e Comunicação - TIC fazendo com que estas encontrem-se com uma estrutura hierárquica reduzida o que facilita a comunicação e a rapidez na tomada de decisão havendo assim menos burocracia o que facilita na resolução de problemas. São vistas também transformações como independência, ou seja há uma maior autonomia na organização, onde as decisões são tomadas nos vários níveis de gestãodependendo do tipo de problema e havendo independência adquire- se a descentralização do poder onde esta é dada as pessoas responsáveis com capacitação humana, mas para que tudo isto seje possível é necessário que haja trabalho em grupo e cooperativo.
Não pode- se falar dos SI sem falar das TIC que vêem se revelando importantes dia após dia na sociedade devido a sua rápida difusão, sendo usadas em váriasáreas como a administração pública local, na educação, nas organizaçãos, nos meios de transportes, nos satélites, no trabalho, nas famílias ou individuais e na informação tendo em comum o envolvimento de pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias, entre outros.
No âmbito da seguinte revolução causada pelos SI e pelas TIC surge a questão de entender quais as transformaçõescausadas por estes nas organizações na Cidade de Maputo. Assim foi feita uma pesquisa qualitativa na qual baseou-se numa pesquisa bibliográfica, tendo-se recorrido a livros bem como artigos especializados no tema, para mostrar o impacto dos SI e das TIC nas organizações.
Para fundamentar o trabalho foram feitas entrevistas bem como um estudo de caso à Polyex, Lda, usando como técnica de recolhade dados um questionário aberto.

HISTÓRIA DOS SI E DAS TIC NAS ORGANIZAÇÕES

Os SI surgiram muito antes da era da informática. No início, a informação era transmitida através da palavra falada. Com o advento da escrita e o surgimento dos livros, a informação passou a ser mais facilmente disseminada. O conceito de que informação é poder ficou cada vez mais claro. Os livros eram escritos a mão,em geral por religiosos, com custos muito altos, permitindo que apenas alguns poucos tivessem acesso à informação.Segundo Alves (2000),
O controle das fontes de informação significava também o controle das ideias, da cultura e da sociedade. Com o surgimento da imprensa – considerada a terceira revolução da informação – houve uma mudança significactiva, pois a redução dos custos permitiu que ummaior número de pessoas tivesse acesso as suas próprias fontes de informação.
Até bem pouco tempo, os SI nas organizações se baseavam basicamente na utilização de grandes arquivos, em geral manipulados por um arquivista, que era o responsável por organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los, quando necessário.
O aumento no número de informações disponíveis nas organizaçãos e a...
tracking img