Ciclo celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo Celular
O Ciclo Celular corresponde ao período no qual a célula não está se dividindo (Intérfase), mais o período da divisão (mitose nas células somáticas). Nos organismos, a taxa de divisão é variável dependendo do grupo celular analisado. Por exemplo, células da pele e células formadoras dos elementos figurados do sangue estão se dividindo continuamente. Já as células do tecido ósseoentram em divisão após alguma lesão (fratura). Outras, em idade adulta, nunca mais entrarão em divisão, como as células musculares, por exemplo.
Intérfase
Tal como o próprio nome diz "inter" (entre) e "fase" (período), consiste em um período entre as divisões celulares. Embora seja um momento em que a célula não está em divisão, muitos eventos importantes estão acontecendo em seu interior.
Aintérfase é subdividida em três sub-fases: G1, S e G2.
Durante G1, a primeira parte da intérfase, as células são metabolicamente ativas, rapidamente sintetizam proteínas e crescem vigorosamente. Esta é a fase mais variável em termos de duração. Células com alta taxa de divisão apresentam uma fase G1 com a duração de algumas horas enquanto nas que têm uma taxa de divisão baixa esta fase pode demorardias ou alguns anos.
No decorrer da fase G1, as atividades que ocorrem nas células não estão diretamente relacionadas com a divisão celular, mas no fim desta fase, os centríolos replicam preparando-se para o seu papel na divisão celular. Durante a fase seguinte, a fase S (síntese), o ADN replica assegurando que as duas futuras células recebam cópias iguais do material genético e novas histonas sãofabricadas e associadas à cromatina. A fase final da intérfase G2 é muito rápida. Durante este período, são sintetizadas enzimas e outras proteínas necessárias para o processo de divisão. Durante as fases S e G2 a célula continua a crescer e a realizar as suas atividades normais.
Mitose
A mitose é conhecida como divisão equacional, na qual uma célula divide-se originando duas células com igualploidia (número de cromossomos), a mitose é extremamente importante para que ocorra o crescimento dos indivíduos, para que desenrole o desenvolvimento embrionário, para que ocorra a regeneração (cortes, queimaduras, fraturas) e para a reposição celular.
Neste processo então, distinguem-se quatro fases:
Prófase: Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento queocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.
* É a etapa mais longa da mitose;
* Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos, possibilitando assim o seu visionamento no Microscópio óptico;
* Os dois pares de centríolos afastam-se em sentidos opostos, entre eles forma-seo fuso acromático (sistema de microtúbulos proteícos que se agrupam e formam fibrilas);
* Quando os centríolos alcançam os pólos da célula o Invólucro nuclear quebra e os nucléolos desaparecem.
Metáfase: Começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo seligam na parte central do centrômero.
* Os Cromossomos atingem a máxima condensação;
* O fuso acromático completa o desenvolvimento e algumas fibrilas ligam-se aos centrómeros (as outras ligam os dois centríolos);
* Os Cromossomos encontram-se alinhados no plano equatorial (plano equidistante dos dois pólos da célula) constituindo a Placa equatorial.
Anáfase: A divisão começa com oscromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro.
* Inicia-se pela duplicação dos centrômeros, libertando as cromátides-irmãs que passam a ser chamadas de cromossomos-filhos. As fibras do fuso, ligadas aos centrômeros, encurtam, puxando os cromossomos para os pólos da célula.A anáfase é uma fase rápida, caracterizada pela migração dos...
tracking img