Ciclo celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em biologia, chama-se de ciclo celular o conjunto de processos que se passam numa célula viva onde uma célula somática duplica seu material genético e o reparte igualmente ás suas células-filhas. O ciclo celular consiste na interfase e na fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular (citocinese)

Fases do Ciclo Celular

Interfase

A interfase corresponde aoperíodo entre o final de uma divisão celular e o inicio da outra, é o período em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico, é um período de intensa atividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético.

A interfasedivide-se em três fases:
* Fase G1
* Nesta fase ocorre a síntese protéica, é o primeiro período, começando ao final da divisão tubular anterior e se estendendo até o inicio da duplicação do DNA. Nesse período ocorre o crescimento da célula. Caracteriza-se também por uma intensa síntese de RNA e de proteínas, com grande aumento do citoplasma das células-filhas recém-formadas.

* FaseS
* É a fase responsável por desencadear a divisão celular, e garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características. É nesta fase que ocorre a duplicação do DNA, duplicação das cromátides dos cromossomos, ficando cada cromossomo com duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.

* Fase G2
* Neste período ocorre a duplicação decentríolos, inicia-se a produção de glicólise onde irá formar o fuso mitótico, ou fuso cariocinético. A célula completa o crescimento e está pronta para a mitose.

Fase Mitótica
A fase mitótica divide-se em duas fases: a Mitose (ou cariocinese) e a Citocinese.
Mitose
Processo durante o qual ocorrem transformações que levam à divisão da célula, dando origem a duas outras com o mesmo número decromossomos, com cinco fases:
* Prófase
É a etapa mais longa da mitose, no inicio da mitose, numa célula diplóide, o centrossomo e os cromossomos encontram-se duplicados. Os cromossomos começam a se condensa, tornando-se visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo é constituído por duas cromátides unidas pelo centrômero. Depois os centríolos deslocam-se para pólos opostos da célula, iniciando-se,entre eles, a formação do fuso acromático ou fuso mitótico. O invólucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem. Essencial para a divisão dos cromossomos.

* Prometáfase
Os microtúbulos  que emergem dos centrossomas nos pólos do aparelho mitótico atingem os cromossomas, agora condensados. Na região do centrómero, cada cromátide irmã possui uma estrutura protéica denominadacinetócoro. Alguns dos microtúbulos do aparelho ligam-se ao cinetocoro, arrastando os cromossomas. Outros microtúbulos do aparelho fazem contacto com os microtúbulos vindos do pólo oposto. As forças exercidas por motores protéicos associados a estes microtúbulos do aparelho movem o cromossoma até ao centro da célula. Já se tornam quase visíveis ao olho nu.

* Metáfase
A metáfase é a fase mitóticaem que os centrômeros dos cromossomos estão ligados às fibras cinetocórias que provêm dos centríolos, que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. É a fase mais estável da mitose. Os cromatídeos tornam-se bem visíveis e logo em seguida partem-se para o início da anáfase. É nesta altura da mitose,que os cromossomos condensados alinham-se no centro da célula, formando achamada placa metafásica ou placa equatorial, antes de terem seus centrômeros repartidos em decorrência do encurtamento das fibras cinetocórias pelas duas células-filhas, fazendo com que cada cromátide-irmã vá para cada pólo das células em formação. Essa é a etapa em que os estudos do cariótipo são realizados, pois os cromossomos estão totalmente condensados. E tornam-se visíveis

* Anáfase...
tracking img