Ciclismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclismo

Introdução

O ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso nomenor tempo possível.
Desenvolvimento
Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo iniciou-se como esporte, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou oalcance de maiores velocidades. O ciclismo é regido por diversas regras. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha(Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.
O ciclismo é sinônimo de aventura. Independente de campeonatos e torneios, é comum amigos cominteresses afins se reunirem para fazer longos passeios de bicicleta, quer no monte ou em estrada aos locais mais inóspitos e selvagens, regado a muita amizade e solidariedade. O praticantedo ciclismo chama-se ciclista.
Ainda existe um tipo de ciclismo para deficientes. Paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes)competem nas categorias masculina e feminina.
O ciclismo paraolímpico pode ser praticado no individual ou por equipe. As bicicletas podem ser de modelos convencionais ou triciclos. Ociclista cego compete em bicicleta dupla, com um guia que pedala no banco da frente. Ambos podem ser do mesmo sexo ou não. Para os cadeirantes, a bicicleta é pedalada com as mãos:é o chamado handcycling.

Conclusão
Apesar de ser um esporte que necessita de cuidados e muita proteção. O ciclismo, não é só um desporto olímpico ou paraolímpico, mas é tambémuma forma de lazer de fácil acesso. Fiquei impressionado como as bicicletas podem se adaptar aos deficientes, suprindo cada necessidade em particular de um atleta ou uma pessoa.
tracking img