O tabernaculo de moises

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tabernáculo de Moisés

e a

Revelação de Cristo.







Ministério Terra Fértil
Rua Augusto de Castro, 4 – Inhoaiba – CEP 23062-070 Tel/Fax (21) 3403 5944
Rio de Janeiro - Brasil








Em primeiro lugar, é importante descobrirmos a razão de estudarmos sobre o Tabernáculo de Moisés. Tal estudo sobre O Tabernáculo, levará o leitor a níveis de compreensão mais além doque é visível em suas figuras e construção. Levará ao estudante apaixonado por este tema a profundas revelações sempre presentes nestes relatos sobre o Tabernáculo de Moisés.

Meu desejo é que você vá muito mais além do que está impresso nestas páginas. Jesus nos disse que o Espírito Santo nos ensinaria toda a verdade. Cada porção estudada sobre o Tabernáculo sempre nos trará níveis maisprofundos do conhecimento de Deus, lançando luz sobre o que ainda está oculto aos nossos olhos espirituais. Estude estas páginas conectado ao nosso amigo e professor, o Espírito Santo e, certamente, Ele lhe ajudará a ir além da letra.

Que este material o auxilie e incentive a conhecer mais sobre esta fantástica obra no Antigo Testamento.

Seja abençoado!



Pr. Renan SantiagoO Tabernáculo foi uma estrutura física construída pelo povo de Israel, sob a supervisão de Moises, cerca 1450 A.C. O “lay-out” do Tabernáculo e os materiais de sua construção foram especificados em grande detalhe à Moisés por Deus no Monte Sinai, e isto a algumas semanas depois do povo de Israel ter saído do Egito (o Êxodo). O Tabernáculo foi uma construção portátil, feita por mãos hábeise transportado por uma tribo (Os Levitas) através dos 40 anos de peregrinação no deserto.
Algumas importantes razões de estudar sobre O Tabernáculo:



a) O Tabernáculo é um “tipo” de Cristo (Jo.1:14; Lc.24:25,27);
- Toda a Bíblia tem um propósito principal: revelar o amor de Deus ao homem. Esta revelação de amor está centrada em Cristo Jesus, O Salvador. Um “tipo”é omesmo que uma figura, uma parábola.




b) Como todo homem estava morto espiritualmente, Deus usaria os sentidos deste homem com os quais poderiam VER, TOCAR, PROVAR, OUVIR e CHEIRAR, despertando-os para as coisas espirituais (2Co.3:14);
- Como Deus poderia se comunicar com um homem morto em seu espírito? Tal seria impossível. Deus, então, em sua sabedoria começa arevelar-se em um nível de que seria possível ao homem compreender seu plano de Redenção.



c) Seu ensino é a razão de todo o Novo Testamento e aí descobrimos os detalhes do Santuário se encaixando no NT. (1Co.6:19);
- O Novo Testamento ou Nova Aliança é o maior ensino do Espírito, levando o homem a receber a maior revelação da história da humanidade: Cristo em (dentro) denós. (Cl.1:27)




d) Conhecer o plano de Deus para salvar a humanidade (Hb.9:11,12).
- Deus havia declarado em Gênesis 3:15 que da descendência da mulher seria levantado Àquele que venceria a serpente (diabo). Para vencer a morte representada pelo pecado e pelo diabo, Deus não poderia usar um homem morto em pecado. Deus já revelava seu extraordinário plano de resgate dohomem: a vida de Deus em Jesus, homem, entraria pelos portais da morte e a vida venceria a morte. O pecado seria vencido pela santidade, mostrando ao mundo que ser homem, não significa ser vencido pelo pecado, pois o pecado perderia o seu domínio sobre o homem nascido de Deus – Rm.6.14.









O Tabernáculo era uma representação e uma cópia do verdadeiro Tabernáculo no céu. Umatipologia de Cristo. Era formado por três partes principais:



1- O ÁTRIO EXTERIOR era oblongo em sua forma;

2- O ALTAR DE SACRIFÍCIO estava dentro do átrio, em frente da porta de entrada;

3- O PRÓPRIO TABERNÁCULO era separado em duas câmaras. A primeira era o lugar Santo e a mais interior era o Santo dos Santos. A segunda câmara continha a Arca da Aliança. O Sumo Sacerdote entrava...
tracking img