Chuvas acidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Desenvolvimentos 3
Consequências no Ecossistema 3
Minimização dos Riscos 4
Prevenir 4
Remediar 4
Conclusão 5
Bibliografia 6

Introdução
As chuvas ácidas são catástrofes naturais, com graves consequências nos ecossistemas.
O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, químico e climatologista inglês. Ele usou a expressão paradescrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento e avanço industrial, os problemas inerentes às chuvas ácidas tem se tornado casa vez mais sérios.  
Estas chuvas formam-se pela combinação de óxidos de azoto (NO, NO 2 , NO 3 ) e óxidos de enxofre (SO, SO 2 - mais comum, SO 3 ) com o oxigénio (O 2 ) e água (H 2 O),existentes na atmosfera, em presença da radiação solar.
O enxofre e o azoto são libertados ao se queimar combustível, porque todos os combustíveis os contêm. Quando se queimam ligam-se com o oxigénio, formando óxidos (NO x e SO x ) que ao se combinarem com as gotas de água na atmosfera (nuvens) vão formar ácido nítrico (HNO 3 ) e ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ). Ao chover essas gotas de água carregadas deácido, vão causar graves consequências nos ecossistemas.
A reacção do enxofre e do azoto com os outros gases que irão formar os ácidos pode ser expressa nesta equação:
S 2 + N 2 + O 2 + H 2 O -----»H 2 SO 4 + HNO 3
O pH das substâncias vai desde 1 (muito ácido) a 14 (alcalino), sendo 7 considerado pH neutro.
O pH normal da água é de 7, ou neutro. Mas, simplesmente ao entrar em contacto com odióxido de carbono na atmosfera, passa a ter um pH de 5,5.
Numa zona industrializada, o pH da água presente na atmosfera é de aproximadamente 4,3, devido não só ao dióxido de carbono, mas também aos óxidos de enxofre e de azoto libertados pela queima de combustíveis.

Desenvolvimentos
As chuvas ácidas devem-se à mistura dos óxidos de azoto e de enxofre. Estes são libertados pela queima decombustíveis (material que arde como a madeira, carvão, fuel...). Normalmente queima-se combustíveis para criar energia, que pode ser utilizada, por exemplo para acender uma lâmpada em nossa casa, para mover um comboio ou um carro, para fazer mover as máquinas numa fábrica, etc. O enxofre e o azoto originam-se também como resultado de reacções químicas que podem ser naturais (libertação de azoto pelo solo,erupção vulcânica, etc.) ou devido ao Homem (fábricas, usos domésticos, entre outros).
De todas estas causas, as mais significativas são a libertação de óxidos de azoto e enxofre pelas indústrias, produção de energia e transportes que irão misturar-se com a água da atmosfera.
Consequências no Ecossistema
As chuvas ácidas danificam seriamente os ecossistemas. Segundo o Fundo Mundial para aNatureza, 35% dos ecossistemas europeus já estão alterados e aproximadamente 50% das florestas da Alemanha e Holanda encontram-se já destruídas.
As consequências destas chuvas no ambiente afectam a Natureza, mas também o Homem.
Na Natureza as chuvas ácidas, ao entrar em contacto com as folhas das árvores, começa a corroê-las, destruindo-as e não permitindo às árvores fazer a fotossíntese. Se a chuvaentrar em contacto com o solo, esta contamina-o e este torna-se ácido, matando as plantas que dele extraem os minerais. Num lago ou qualquer curso de água, os resultados da chuva podem ser desastrosos. A água do curso de água torna-se ácida, matando os peixes que nele vivem e dele retiram o oxigénio e qualquer outro ser vivo que dependa daquela água. Este problema tem-se vindo a agravar e a águada Costa do Atlântico Norte está entre 10 a 30% mais ácidas que há vinte anos atrás.
O Homem retira a água para consumo de rios, nascentes e lagos. Se estes estiverem contaminados, o ácido e qualquer produto tóxico que tenho saído da terra, devido a estas chuvas, afectará os Homens, causando sérios problemas de saúde. Outro prejuízo para o Homem é o facto de estas chuvas afectarem os...
tracking img