China

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Discorreremos ao longo do trabalho a história de uma luta de caráter nacionalista sendo um movimento político, social, econômico e cultural ocorrido na China, na primeira metade do século XX, liderada pelo médico, político e estadista chinês Sun Yat-sem do Partido Nacionalista. Já na segunda metade do século, a Revolução se deu por dois movimentos: a luta dos camponeses por terrase a luta do povo chinês pela independência nacional liderada por MaoTse-tung do Partido Comunista. Podemos dizer, portanto que a Revolução Chinesa houve dois períodos.
Ao longo de sua história, a China foi um importante referencial tecnológico e cultural para várias populações asiáticas. Durante a Idade Moderna, os chineses contavam com um comércio articulado por uma imensa frota que cruzava omundo com suas mercadorias. Essa época perdeu seu vigor na medida em que os interesses das nações estrangeiras tomaram espaço. No século XIX, a China se transformou em um território entrecortado por regiões dominadas pelas grandes nações imperialistas.
Destacaremos no trabalho apresentado o segundo período da Revolução Chinesa com o comunista Mao Tsé- tung e as propostas da revolução.2.1 Causas: China antes da revolução
No século XIX, no contexto do imperialismo, a China era dominada e explorada pelas potências européias, principalmente pelo Reino Unido. Esta potência imperialista, além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais da China. Os imperadores da Dinastia Manchu eram submissos à dominação européia.
A distribuição dasterras produtivas chinesas também era um outro problema para o país, pois quase 90% estavam nas mãos de grandes proprietários rurais (espécies de senhores feudais).
Entre 1898 e 1900 um ato de rebeldia contra a dominação estrangeira ocorreu na China. Os boxers fizeram uma revolta de caráter nacionalista que foi duramente reprimida pelas tropas estrangeiras. Este conflito ficou conhecido como Guerrados Boxers.
Em 1908, Sun Yat-sen fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal objetivo era fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país.
2.2 A China Nacionalista
No inicio do século XX, a China era um país monarquista e industrialmente atrasado. Nessa época, a população estava cada vez mais descontente devido à cumplicidade do monarca com a exploração imperialista queos britânicos praticavam na China. Os nacionalistas republicanos derrubaram o rei e instauraram a republica no país.
Em 1911, com o apoio de grande parte dos militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorrendo resistências.
Com a morte de Sun Yat-sen, ocorreu uma disputapelo controle do Partido Nacionalista e o general Chiang Kai-shek assumiu o poder, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, entre eles os grandes proprietários rurais e comunistas.
Os conflitos entre nacionalistas e comunistas ficou suspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China. Com o término doconflito mundial e a expulsão dos japoneses do território chinês, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-tung, reiniciando o conflito armado.
2.3 A China Comunista
Em 1921, foi fundado o Partido Comunista da China, liderado por Mao Tse-Tung. Em primeiro momento, esse partido se uniu ao Partido Nacionalista para impedir a volta damonarquia no país.
Porém, a partir de 1925 os dois partidos passaram a lutar por objetivos diferentes. Os nacionalistas no poder, agora sobre a liderança de Chiang Kai-chek se aliaram aos conservadores, principalmente latifundiários e burgueses e deu início a um vigoroso movimento contra as lideranças comunistas. Os comunistas, por sua vez, aliaram-se a URRS que mantinham a sua política de expansão de...
tracking img