China e india

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO 2ª CAPÍTULO
CHINA E ÍNDIA
CHINA E ÍNDIA : UM BREVE RESGATE HISTORICO
A República Popular da China foi fundada em 1949 pelo Partido Comunista Chinês (PCC) e o presidente do PCC, MaoTse-Tung, conduziu o país durante quase três décadas. Entre 1957 e 1958, iniciou uma política de desenvolvimento, chamada de Grande Salto, baseada na industrialização associada a coletividade agrária.
Arevolução foi interrompida em 1976 com a morte se Mao Tse-Tung e o golpe de Estado dado por seus opositores, liderados por Deng Xiaoping, iniciando um período de reformulação dos rumos econômicos esociais da China, sem romper com a política ditatorial do partido único.
As taxas de poupança e investimento da China são aproximadamente o dobro das Índia, tendo ambas as economias acumulado reservascombiais, o que revela um bom desempenho das contas externas.
A economia da China, durante os últimos 30 anos, mudou de um sistema de planejamento central para uma economia voltada para o comércioexterno, com grande crescimento do setor.
CHINA E ÍNDIA UMA ANALISE COMPARATIVA
O objetivo desta seção é fazer uma análise comparativa entre China e Índia utilizando um conjunto de indicadores macro-econômicos, de forma a construir um diagnostico da evolução dessas duas economias desde o início da década de 1990 até os anos mais recentes.
O crescimento da produção industrial foi um destaque naChina em 2008, tendo Brasil e Índia um crescimento industrial da ordem de 4%, e o pior desempenho foi o da Rússia, com taxa abaixo de 2%. A agricultura tem um peso relativo maior para China e Índia,enquanto o setor industrial é destaque para China e Rússia, e o setor de serviços tem uma participação importante no PIB para o Brasil, Índia e Rússia.
CHINA
ANÁLISE DOS PRINCIPAIS INDICADORESECONÔMICOS
Os dados da tabela 8 revelam um crescimento da população urbana chinesa, ao longo das última duas décadas, passando de 26,4 da população total em 1990 para quase 45% em 2007.
Um indicador...
tracking img