Chernobyl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Sobre a instalação da Usina
2- Funcionamento dos reatores
3- Causas do acidente
4- Como aconteceu o acidente
5- Conseqüências do acidente

1- A usina era composta por 4reatores, onde produzia-se cerca de 10% do total de energia utilizada na Ucrânia. Cada reator era capaz de produzir um gigawatt de energia elétrica.
Na época do acidente, estava sendo construído mais doisreatores, o nº 5 e 6.
2- O núcleo do reator é um bloco de grafite perfurado com tubos de força contendo os combustíveis (urânio) e as barras de controle.
Quando as barras de controle sãolevantadas começa a fissão e a temperatura do combustível sobe.
A refrigeração é garantida por dois sistemas idênticos, onde a água fria penetra no núcleo se aquece e transforma em vapor quando entra emcontato com o combustível. Dentro do separador o vapor é extraído, passando pelas turbinas fazendo com que a mesma gire, o vapor é resfriado no condensador tornando-se água novamente, assim devolvidapara os separadores que é aspirado pelas bombas e reinjeta no núcleo.
Existem bombas de segurança que injetam água fria no núcleo em caso de sinistro, pane na rede, as bombas param, assim o alternadorgira por inércia, o que garante energia por alguns instantes.

3- Causas do acidente, as causas do acidente são por falhas humanas e falha no reator, alem disso os operadores os reatores

4-1:00 (25) – Foi baixado as barras para que a potencia fosse diminuída
13:00 (25)- A potencia baixou de 3200 para 1200 MW, isolando assim um gerador ficando duas bombas de refrigeramento paradas.23:00 – a potencia caiu de 1600 para 1000 MW, sendo agora controlada manualmente.
23:30 – a potencia despenca para 30MW
00:00 – troca de turnos, assim no novo operador tenta subir a potencia do reator(devido essa caída o reator deveria ser desativado e permanecer assim por 24 horas)
As barras são erguidas para aumentar a potencia
1:00 (26) – o operador consegue aumentar a potencia para 200...
tracking img