Charles wright mills

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Charles Wright Mills


Sociólogo norte-americano, Charles Wright Mills nasceu em 1916, no Texas, faleceu em NY em 1962. Estudou no Agricultural and Mechanical College of Texas, uma instituiçãorígida que, segundo alguns estudiosos da sua vida e obra, terá influenciado a sua personalidade rebelde. Doutorou-se, em 1941, em Sociologia e Antropologia, na Universidade de Wisconsin. Começou porlecionar na Universidade de Maryland e em 1945 mudou para a Universidade de Columbia onde permaneceu até ao momento da sua morte.

Ao longo de sua vasta obra, o sociólogo Charles Wright Millselaborou uma minuciosa análise crítica da sociedade americana, vista segundo conceitos elaborados por Karl Marx e, especialmente, por Max Weber. Mills aplicou a teoria do determinismo econômico de Marx eWeber, segundo a qual as relações de produção determinam, em última instância, a composição de classes e os elementos da superestrutura de uma sociedade. Dedicou-se ao estudo de questões como aalienação e a opressão de grupos sociais por poderes aparentemente neutro.

O autor ficou principalmente conhecido por seu livro A Imaginação Sociológica, publicado originalmente nos EUA em 1959. Nele oautor faz um apelo para que sociólogos não deixem a imaginação e a criatividade de lado, ao exercerem sua profissão, em favor de uma pretensa objetividade e neutralidade do trabalho científico. Para oautor as grandes obras e os grandes intelectuais da história nunca abriram mão de sua reflexividade e criatividade, além de uma postura crítica diante da realidade. Como exemplos de trabalhosintelectuais de sua época, Mills cita O Behemoth de Franz Neumann como obra científica estimulante à reflexão, e a obra de Talcott Parsons como exemplo da tendência cientificista da sociologia de sua época e delinguagem desnecessariamente complicada e inacessível ao grande público.

Uma das críticas de Mills à sociologia era de que esta deveria ser acessível à compreensão do grande público. Esta sua...
tracking img