Chanologia

9558 palavras 39 páginas
domingo, 22 de janeiro de 2012

1

ANONIMATO, E A CULTURA DO IMAGEBOARD
Este documento explora o cenário dos imageboards como forma de ciber-cultura.
E traz em si um relato histórico e bastante atual acerca do assunto.
Ao final da série de textos, há uma listagem de links em ordem alfabética, dos imageboards mais ativos atualmente.

Prefácio
Você que eventualmente veio a partilhar recentemente do Ideal Anonymous, e trouxe consigo dentre as muitas dúvidas, e até mesmo lendas urbanas disseminadas acerca deste, conhecerá de forma ampla o conceito e a dinâmica do imageboard, por vezes distorcido pela própria falta, ou conhecimento superficial sobre o tema.
A intenção primeira deste documento, não é a de induzir o indivíduo à cultura do imageboard propriamente dita, mas sim, trazer o devido embasamento para que se trace principalmente às futuras gerações, um histórico claro no que se refere ao surgimento e aos rudimentos do Ideal Anonymous.
Um imageboard (também conhecido como chan, abreviatura do inglês channel) é um fórum de discussão que se baseia na postagem de imagens e texto, geralmente de forma anônima, do qual o representante mais conhecido é o americano 4chan.
Sua origem está ligada aos fóruns online sobre cultura japonesa.
Na contramão das modernas redes sociais, a interface dos imageboards é bastante simples, não exigindo cadastro nem mantendo o histórico das discussões por muito tempo. Qualquer pessoa pode fixar uma mensagem, iniciando um tópico de discussão em determinado canal temático. O formato e a dinâmica dos chans favoreceu o surgimento de vários memes da internet, como é o caso do trollface entre outros, bem como o surgimento de Anonymous (será produzido um documento específico acerca do assunto), que ficou conhecido por protestar contra a Cientologia, espalhando-se por diversos países, tendo suas ações orquestradas através do imageboard 4chan.

domingo, 22 de janeiro de 2012

2

Introdução
A revista Time publicou em 2009 uma lista com aquelas que

Relacionados

  • Chanologia
    7959 palavras | 32 páginas