Chanologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
domingo, 22 de janeiro de 2012

1

ANONIMATO, E A CULTURA DO IMAGEBOARD Este documento explora o cenário dos imageboards como forma de ciber-cultura. E traz em si um relato histórico e bastante atual acerca do assunto. Ao final da série de textos, há uma listagem de links em ordem alfabética, dos imageboards mais ativos atualmente.

Prefácio Você que eventualmente veio a partilharrecentemente do Ideal Anonymous, e trouxe consigo dentre as muitas dúvidas, e até mesmo lendas urbanas disseminadas acerca deste, conhecerá de forma ampla o conceito e a dinâmica do imageboard, por vezes distorcido pela própria falta, ou conhecimento superficial sobre o tema. A intenção primeira deste documento, não é a de induzir o indivíduo à cultura do imageboard propriamente dita, mas sim, trazer odevido embasamento para que se trace principalmente às futuras gerações, um histórico claro no que se refere ao surgimento e aos rudimentos do Ideal Anonymous. Um imageboard (também conhecido como chan, abreviatura do inglês channel) é um fórum de discussão que se baseia na postagem de imagens e texto, geralmente de forma anônima, do qual o representante mais conhecido é o americano 4chan. Sua origemestá ligada aos fóruns online sobre cultura japonesa. Na contramão das modernas redes sociais, a interface dos imageboards é bastante simples, não exigindo cadastro nem mantendo o histórico das discussões por muito tempo. Qualquer pessoa pode fixar uma mensagem, iniciando um tópico de discussão em determinado canal temático. O formato e a dinâmica dos chans favoreceu o surgimento de vários memes dainternet, como é o caso do trollface entre outros, bem como o surgimento de Anonymous (será produzido um documento específico acerca do assunto), que ficou conhecido por protestar contra a Cientologia, espalhando-se por diversos países, tendo suas ações orquestradas através do imageboard 4chan.

domingo, 22 de janeiro de 2012

2

Introdução A revista Time publicou em 2009 uma lista comaquelas que seriam as 100 pessoas mais influentes do mundo, e um nome até então desconhecido de grande parte do público apareceu no topo: moot, pseudônimo do novaiorquino Christopher Poole, fundador do 4chan, um fórum online em que os usuários podem postar forma anônima. A liderança de moot causou estranhamento, já que tratava-se de um desconhecido para a maior parte do público. Como a lista resultou deuma votação aberta na Internet, suspeitou-se que a enquete havia sido hackeada - o que mais tarde foi confirmado: anônimos mobilizados através do próprio 4chan subverteram completamente a lista. Através do uso massivo de bots e de uma campanha de votação entre os frequentadores do fórum, eles conseguiram não só colocar moot no topo da lista, mas também organizar a ordem dos 21 nomes mais votados,de forma que a sequência das iniciais de seus nomes formasse uma frase que faz referência a uma piada interna. Embora afirme que tenha combatido as tentativas de hackeamento da votação, a equipe da Time, em um misto de constrangimento e reconhecimento do poder de ação do 4chan, manteve moot na relação final publicada. O episódio foi a manifestação visível de uma subcultura que gravita em torno dosimageboards, também chamados de chans. Considerados pelos próprios frequentadores como parte do lado mais obscuro da surface web, os chans começam a chamar a atenção à medida em que aparecem indícios da influência subterrânea que eles exercem sobre o atual cenário da cibercultura. Fundamentadas no anonimato e em interfaces simples, que lembram a limitação técnica da rede nos anos 90, essascomunidades vão no sentido contrário das sofisticadas redes sociais popularizadas na primeira década do século XXI, dependentes em maior ou menor grau da construção de representações identitárias persistentes. “Você deve ser novo aqui: bem vindo ao 4chan” Os imageboards têm origem nos fórums online japoneses, inspirados em painéis públicos nos quais qualquer pessoa pode fixar uma mensagem e iniciar uma...
tracking img