Certao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Didática I
Professor conteudista: Paulo Meireles Barguil
Coordenador da Disciplina: Prof. Nidia Barone




ROTEIRO DA ATIVIDADE DE PORTFOLIO DA AULA 1


Nesta aula, refletimos sobre anatureza, os desafios, as possibilidades e os limites do trabalho docente, bem como sobre algumas variáveis que o influenciam.
A Didática, conforme vimos, ocupa um papel fundamental na práticadocente, embora as concepções sobre ela sejam múltiplas. Objetivando aprofundar os estudos dessa aula, entreviste dois agentes pedagógicos: um docente e um discente.
Indague ao docente:
1) O que éDidática?
Arte de ensinar, técnicas e método de ensino
2) Qual é o papel da Didática no trabalho docente?
A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no qual os objetivos, osconteúdos, os métodos e as formas de organização da aula se combinam entre si, de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa portanto ela e muitoimportante para o trabalho docente.
3) Para ter sucesso na sua carreira profissional, quais são as características pessoais que um professor deve ter? E quais ele não deve ter?
O papel doprofessor, portanto é o de planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos para o estudo, ou seja, o professor dirige asatividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem. Não há ensino verdadeiro se os alunos não desenvolvem suas capacidades e habilidades mentais,se não assimilam pessoal e ativamente os conhecimentos ou se não dão conta de aplicá-los, seja nos exercícios e verificações feitos em classe, seja na prática da vida. E que não deve ter o inverso doque sitei



4) Na prática docente, a capacidade técnica é suficiente ou necessita de outros elementos? Se sim, quais? Por quê?

5) Quais são os desafios, possibilidades e limites da sua...
tracking img