Cerrado brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE SOLO
Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo maisdenso de vegetação, de formação florestal.Os solos do cerrado, apesar de serem quimicamente pobres, inférteis, possuem uma boa estrutura física. Essa vantagem, aliada a um relevo predominantemente planoou suavemente ondulado, favorece a pecuária intensiva e a agricultura mecanizada, razões pelas quais o cerrado vem sendo rapidamente substituído por culturas e pastagens.
A maioria dos solos daregião dos Cerrados são os Latossolos, cobrindo 46% da área. Esses tipos de solos podem apresentar uma coloração variando do vermelho para o amarelo, são profundos, bem drenados na maior parte do ano,apresentam acidez, toxidez de alumínio e são pobres em nutrientes essências (como cálcio, magnésio, potássio e alguns micronutientes) para a maioria das plantas. Além desses, temos os solos pedregosos erasos (Neossolos Litólicos), geralmente de encostas, os arenosos (Neossolos Quartzarênicos), os orgânicos (Organossolos) e outros de menor expressão.
ECONOMIA
Na economia, também se destaca aagricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradasdestruíram boa parte do cerrado
Pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas deárvores não muito altas – esses são os Cerrados, uma extensa área de cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental. A paisagem é agressiva, e por isso, durantemuito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país.
PRODUÇÃO
Primeiramente destaca-se a baixa densidade demográfica, sendo um dos condicionantes da oferta de mão-de-obra no...
tracking img