Cerebro- psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diapositivo 3:
O cérebro do ser humano é diferente de todos os outros devido a muitos factores, e são precisamente esses factores que nos levam a ser a espécie dominante, pelo menos a nível decultura porque a muitos outros níveis somos meros aprendizes comparados com os outros animais. Como sabemos quando nós, seres humanos, nascemos o nosso cérebro não está completamente desenvolvido, istodeve-se ao facto de este desenvolver-se de uma forma lenta e assim, possuirmos um cérebro imaturo e inacabado. O ser humano é um ser prematuro, no sentido em que não apresenta as suas capacidades,competências desenvolvidas, esta prematuridade e esta imaturidade explica por que razão o período da infância é tão longo.
Nós somos seres biologicamente inacabados (atraso no desenvolvimento, fazendo com oindivíduo se desenvolva mais devagar) e quando nascemos os neurónios (células nervosas) vão-se dividindo, formando inúmeras ligações neuronais – cortilização. Nos primeiros meses de vida, a estruturado córtex modifica-se, devido ao aumento de redes neuronais – multiplicação. Mas como somos seres que possuímos um cérebro auto-organizado, essas redes neuronais vão sofrendo um processo de selecção Depois do nascimento, as experiências do sujeito cristalizam-se sob a forma de ligações sinápticas entre neurónios. É o que se designa por epigénese. Existe, por isso, um processo de moldagem que semantém ao longo da vida.

Diapositivo 6:
Segundo Paul Maclean o cérebro evoluiu a partir de dentro para fora, apresentando uma estrutura que reflecte os estádios porque passou. Em 1970 deu aconhecer a tese triunica do cérebro, segundo a qual o homem dos nossos dias apresenta três cérebros num só.
O cérebro reptiliano, que se situa na parte interior do encéfalo, consiste no cérebro maisantigo característico dos répteis, está ligado ao nosso instinto de sobrevivência e tem um papel importante nas relações competitivas do ser humano. É constituído pelo tronco cerebral.
O cérebro...
tracking img